Pular para o conteúdo principal

Certidão de nascimento portuguesa do bebê. Como requerer em Dublin?

Olá pessoas

Como sempre me desculpando com a ausência. Estou trabalhando e com bebê pequeno...então tenho desculpa, rs.

Eu tenho cidadania portuguesa e minha bebê tem direito também de ter a cidadania, certo?

Sim! Mas assim que ela nasce tem que agendar com a Embassy of Portugal aqui de Dublin para fazer a requisição da certidão de nascimento portuguesa.

Agendou? Então agora é reunir todos os documentos necessários:
-Foto colorido do tipo passaporte do bebê
- Comprovante de endereço
- Passaporte do não europeu (no caso meu marido)
- Certidão de nascimento do não europeu
- Documento de identificação do português

E um detalhe: na Embassy perguntaram se meu casamento tinha sido lavrado em portugal também (pois casei no Brasil). No meu caso eu sei que sim, pois quando vim para Dublin o meu advogado tinha acabado de dar entrada no processo de casamento em portugal. Eu vim com o passaporte com nome de solteira e precisei ser "casada" em portugal pra conseguir pedir o BI e passaporte com nome de casada. Então se não fez seu processo de casamento em portugal...é melhor fazer.

O valor que você irá pagar pela certidão é ZERO.

Você sai com a certidão em mãos, mas todo o xerox de documentação, formulário e foto do bebê será ainda enviado para portugal para o processo ser concluído (demora em torno de 1 semana).

Ok! Agora com a certidão de nascimento em mãos você pode agendar para fazer o Cartão Cidadão para seu bebê. E deixo esse assunto pra um próximo post.

Comentários

  1. Olá
    Se o bebê nasceu na Irlanda, é preciso pedir a certidão de nascimento portuguesa? Ele já é um cidadão europeu, ou não?

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliane. A minha baby nasceu sim aqui, mas não tem direito ao passaporte irlandês. Quando ela nasceu eu tinha 2 anos de residência e precisaria ter 3 a 4 anos de residência aqui para ela ter direito ao passaporte irish. Por isso corri atrás logo do documento português dela.
    Nosso plano é pedir passaporte irish pra ela depois que meu marido pedir naturalização!

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliane. A minha baby nasceu sim aqui, mas não tem direito ao passaporte irlandês. Quando ela nasceu eu tinha 2 anos de residência e precisaria ter 3 a 4 anos de residência aqui para ela ter direito ao passaporte irish. Por isso corri atrás logo do documento português dela.
    Nosso plano é pedir passaporte irish pra ela depois que meu marido pedir naturalização!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Ah eu não sabia que os pais precisavam ter residência de 3 a 4 anos aí. Seu marido pedir naturalização você quer dizer portuguesa ou Irish mesmo? Ele conseguindo, os filhos também conseguem? Legal! Obrigada pela ajuda e atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Ju. Essa é a intenção. Mas de qualquer forma a baby tem o BI português e em novembro deste ano daremos entrada no passaporte português dela. O BI foi MUITOOOO tranquilo mesmo. Pediram somente uma ID com foto de um dos pais, foto tamanho passaporte colorida e o comprimento dela. Em cerca de uma semana recebemos a carta do consulado e era só retirar no consulado o BI!

      Excluir
    2. Ah! Percebi que não respondi que a naturalização é a Irish. Aí faremos o requerimento da Irish pra baby.

      Excluir
  5. Oi, então só pra ver se eu enrendi, qualquer pessoa que está aí há 4anoa pode requerer, isso? Esse Bl significa o que? Desculpe a ignorância hehe. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane. BI é a ID portuguesa. É como se fosse RG e CPF brasileiros.
      Eu vou pesquisar melhor ainda e fazer um post sobre a naturalização irlandesa. Que tal?

      Excluir
  6. Olá, vc sabe como funciona com a cidadania italiana? vc tem a portuguesa e se tivesse italiana, será que o processo é parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane. Vou ver se pesquiso isso e te passo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao