Pular para o conteúdo principal

Creche na Irlanda - é de graça?



Olá pessoas!

Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog.

Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE.



Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos".

Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades.

Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!!



Fiquei assustada com o preço das creches: 1000 euros para a criança ficar período integral. Nem toda creche tem flexibilidade de horário: tem creche que ficaria um pouco mais com a criança caso eu saísse mais tarde do serviço, tem creche que não faz meio período ou o esquema de somente algumas vezes na semana, etc.

Eu entrei em crise novamente! Os horários de funcionamento das creches aqui não seriam bons para mim! Fiquei em pânico: eu iria pagar 1000 euros, não iria ficar com minha bebê e iria sobrar pouco dinheiro, além do estresse de ter que implorar pro empregador me dar horários mais certos para que desse certo com o horário da creche.

Creche aqui na Irlanda é CARA sim! Leia um artigo do Independent que em 2014 já afirmava: cheches na Irlanda ssão uma das mais cara perto de demais países europeus.


Aí vem uma pergunta: tem creche de graça?



SIM! O que eles chamam de esquema ECCE (Early Childhood Care and Education). Mas a criança somente é elegível quando tem entre 3 e 5 anos e meio. O governo paga nesse esquema 3 horas por dia para a criança ficar na creche. E se eu quiser que meu bebê fique mais de 3 horas na creche? Você paga a diferença!



Para participar desse esquema e pegar uma vaga pra sua criança, é só aplicar em um playschool ou daycare. Os documentos que você precisa providenciar para esses centros é o PPS number e o passaporte ou certificado de nascimento da criança.

Quer saber quando sua criança poderá ser elegível para esse esquema? Clique aqui e coloque o mês e ano de nascimento e será calculado! Além disso nesse site que calcula também contém informações do ECCE.

Uma dica muito importante: não disse anteriormente que aqui tem MUITA criança nesta Irlanda? Então há uma lista de espera grande especialmente nas creches melhores. Minha baby fez um ano agora e somente agora me deram essa dica - Pegue o contato dessas creches e mande email pedindo para adicionar o nome da sua criança na lista de espera para preschool. No email escreva os detalhes da criança: nome, data de nascimento, endereço e telefone. Para se ter uma ideia eu escrevi esta semana para algumas creches e minha baby é a número 76 da lista de espera (sendo que somente em 2019 ela irá para a creche nesse esquema)!!!!!



Pergunte ao receber o email de confirmação: quando que de fato a criança pode começar! Porque dependendo da data de nascimento. As crianças podem aplicar para o esquema ECCE e somente em setembro que podem começar a ir na creche. O número de semana que a criança terá o benefício do esquema ECCE depende de 2 fatores: data de nascimento da criança e idade que a criança começa o primário (primary school) .

Não tem ideia de quais creches são boas? Tente frequentas os play groups da sua área e conversar com mães pedindo indicação. Procure as creches na sua área (clique aqui), visite-as e procure saber o que estão falando delas (seja boca a boca quanto pela internet).

Tem um leaflet (folheto) explicativo bem simples e com ótimas informações: ECCE Guide

Quer ler um pouco mais sobre as opções na Irlanda em relação a isso? Tem um artigo (em inglês) interessante do site Eumom.


SESSIONAL
As creches podem ser Full Time, Parte Time e Sessional. A opcao sessional é a que escolhemos para a maior ir. Ela ainda não se enquadra no esquema ECCE, mas preciso que ela va na creche por 3 horas de segunda a sexta para eu estudar. É possível achar creche que você paga 16 a 18 euros por dia (pra ficar 3 horas). Algumas dessas creche até incluem lanchinho por esse preço.

Sabia que tem um programa do governo que pode te ajudar a pagar menos a creche caso seu filho tenha 6 meses ou mais e não de enquadra no esquema de ECCE? Tem um posto que fala sobre isso.

Espero ter abordado tudo o que você estava procurando sobre creche na Irlanda. Seja você que já more aqui ou você que pretende se mudar para Irlanda. Seja você que pretende ter filho, você que está grávida (o) ou você que já teve um bebê e ainda está perdida como funcionam as creches gratuitas na Irlanda.

Comentários

  1. Olá, achei que ofsse gratuito e full time as creches, bahh!! Que susto, heim! E agora, como vai fazer?

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju. No meu caso eu pedi demissão do serviço depois de terminar a licença maternidade, arranjei emprego part-time com horário menos "louco" e revezo com marido no cuidado da bebê.Ufa!

    ResponderExcluir
  3. Então, não tem jeito, certo. Até os 3 anos, quem precisa trabalhar e estudar, será necessário pagar uma creche. Fiquei triste....me mudei a 15 dias e pretendia estudar, mas não tenho como pagar 1000 euros. Estou aqui porque meu marido tem um work permit e eu queria colocar meu bebê de 10 meses na creche para estudar, mas pelo visto vou ter que esperar ele completar 3 anos : (

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camuri. Uma saída é achar uma creche que você coloque somente algumas vezes na semana e meio período. Algumas creches aceitam isso. Geralmente 1000 euros é preço de creche de seg a sex período integral.

      Excluir
    2. Ok! Vou me informar....Obrigada pela atenção!!!

      Excluir
    3. Ok! Vou me informar. Obrigada pela atenção!!!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá.... estou grávida e gostaria de ter meu filho na Irlanda (temos cidadania europeia). Sei que o pré-natal é gratuito, mas não o atendimento médico pós nascimento. Isso pesou. Agora com seu post, fiquei realmente preocupada. Uma creche de segunda à sexta, part time, seria 500 euros? Noites e finais de semana, só babysitters? Vá atualizando suas descobertas e alternativas conosco!? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acompanhamento medico na Irlanda 'e de graca para criancas ate os 6 anos de idade (de uma olhada no Post GP Visit Card). Quanto a creche, em geral o preco 'e salgado sim. Tem pessoas que optam por childminders, nanny, etc. De Noite e de final de semana geralmente seria babas mesmo. Tem algumas opcoes um pouco mais baratas de creche, mas ainda preciso me informar. Fique tranquila que tudo no final d'a certo. Desculpe a acentuacao, meu teclado 'e pra ingles.

      Excluir
  6. Ah... uma dúvida, o que significa esse "weeks"? Se a criança tem 3 anos, ela só pode ficar 12 semanas na creche por ano na "creche"?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, prazedos.
    Sou deficiente auditiva, tenho 1 filho 2 anos meio e ouvide normal. Ano q vem 2018 mês março, vou mora lá Irlanda, porque meu primo mora lá Irlanda ele me convidou p trabalha lá, entendi. Gostaria de saber lá na escola tem grátis ?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, prazedos.
    Sou deficiente auditiva, tenho 1 filho 2 anos meio e ouvide normal. Ano q vem 2018 mês março, vou mora lá Irlanda, porque meu primo mora lá Irlanda ele me convidou p trabalha lá, entendi. Gostaria de saber lá na escola tem grátis ? Favor me ajudar como? 🤔🤔🤔🤔🤔. Urgentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita! Me desculpe nao ter respondido antes! Acredito que voce ja esteja na Irlanda com seu filho. Ate tem creche "comunitaria", mas eh extremamente dificil conseguir uma vaga. Como voce esta conseguindo trabalhar com seu filho? Esta pagando creche? Childminder? Compartilhe com a gente, pois pode ajudar muitas pessoas.

      Excluir
  9. Olá! Estamos em 2019, a fila de espera funcionou? Tenho uma bebê de 1 ano e 4 meses. Como não terei muito dinheiro, pretendo me mudar praí quando ela tiver uns 3 anos - para ter 6 meses de adaptação com a língua e ja comecar na creche. Semana passada meu irmão a colocou na fila de espera da Educate Together, e ainda seguirei suas dicas com as outras creches...
    Mas aí, deu tudo certo?! Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Laura.
      Infelizmente mudei de cidade pois a familia ia aumentar e queriamos uma casa maior. Cada cidade parece que eh diferente a fila de espera na escola. Onde moro agora tem escola que somente aceita inscricao alguns meses antes de iniciar a escola. A minha maior somente comeca a escola no proximo ano. E a creche ela comeca pelo esquema de graca este setembro.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao