Pular para o conteúdo principal

Como montar CV

Olá again pessoas!

Quando montei o blog eu pensei que conseguiria postar com mais frequência, mas não é bem assim!

Mas vou continuar alimentando o blog com informações que eu gostaria de saber e que acho que me ajudaria saber para desenrolar a vida aqui em Dublin.

Bem, como disse em post anterior, eu fiz um curso de 3 semanas no JOBCARE (http://www.jobcare.ie/) e meu último de curso foi no dia 17 de abril.

Descobri que NÃO sabia fazer curriculo (CV) nem pro Brasil. Imagine para o mercado daqui!

MUITAS pessoas procurando emprego. Imagine a ENORME quantidade de CV que eles recebem! Então você tem que elaborar o CV para que ele se destaque entre os demais. Lembre se que você está vendendo um "produto" que é VOCÊ mesmo.

Quando eu falo de se destacar não é somente em relação às experiências, mas pela organização do CV e até no começo do CV que tem uma seção denominada PROFILE.

Estou começando a escrever e escrever e acho melhor começar pelo começo: quais seções que o CV geralmente tem, o que colocar em cada seção e qual a melhor forma de colocar?

Dicas:

  • Evite humor inapropriado
  • Evite diferentes tipos de letras
  • Evite jargões
  • CUIDADO com os erros de gramática. Revise seu currículo ANTES de enviá-lo
  • Leia bem as especificações do emprego ao qual você irá se candidatar e dê atenção para as partes do seu CV que se encaixam com os requerimentos. Inclusive o "Profile" deve ser reescrito.
  • Lembre-se o CV é a propaganda do produto que é VOCÊ! Mostre para o empregador que você é o produto CERTO por meio do seu CV.





Profile
  
Key skills and achievements
§  Multitasking skills
§  Promoted twice in the same company
§  Achieved 100% attendance record[U6] 


Office administrator
Jan 2010 – Dec 2013               Empresa Xis, São Paulo, Brazil                               www.empresaxis.com.br
§  Developed and trained programme materials
§  Negotiated and secured reduced prices with the suppliers
§  Liased with personnel in all office regarding inter-department issues[U8] 
  
Education/Training details

 Hobbies and interests




 [U1]ESTA É A PRIMEIRA SEçÃO DO CV: DETALHES PESSOAIS
 [U2]COLOQUE SEU ENDERECO
 [U3]COLOQUE SEU NÚMERO DE CELULAR
 [U4]COLOQUE SEU EMAIL. CERTIFIQUE-SE QUE ELE NÃO É CONFUSO OU EXTENSO DEMAIS.
 [U5]DEVE SER CURTO. LEMBRE-SE QUE É A PRIMEIRA PARTE QUE O EMPREGADOR VAI LER.  SE ESCRITO BEM VAI CONVENCER O EMPREGADOR A CONTINUAR A LER, MAS SE ESCRITO MAL PODE SER A ÚLTIMA COISA QUE O EMPREGADOR LERÁ NO SEU CV.
DEVE CONTER: O QUE VOCÊ FEZ (EXPERIÊNCIA DE TRABALHO OU DE VOLUNTARIADO), QUE TIPO DE PESSOA VOCÊ É (QUALIDADES PESSOAIS), AMBIçÕES (OBJETIVO QUE “CASA” COM O EMPREGO QUE VOCÊ ESTÁ SE CANDIDATANDO).
 [U6]NÃO É OBRIGATÓRIA ESSA PARTE DO CV: COLOQUE HABILIDADES IMPORTANTES PARA O EMPREGO QUE VOCÊ ESTÁ SE CADIDATANDO E AS CONQUISTAS QUE VOCÊ ALCANçOU NOS LOCAIS ONDE JÁ TRABALHOU. VOCÊ PODE, AINDA, ACRESCENTAR CONQUISTAS OCORRIDAS NA ESCOLA OU FACULDADE, COMO INTEGRANDO DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES, ETC.
 [U7]A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO PODE SER “DESCONSTRUÍDA”. VOCÊ PODE DIVIDIR EM “MAIN WORK EXPERIENCE” AND “OTHERS”. OU SEJA, VOCÊ PODE COLOCAR OS TRABALHOS QUE VOCÊ CONSIDERA QUE SÃO RELEVANTES PARA O EMPREGO QUE VOCÊ ESTÁ SE CANDIDATANDO, DETALHANDO MAIS ESSES TRABALHOS E NA PARTE “OTHERS” VOCÊ PODE COLOCAR OS DEMAIS TRABALHOS SEM DETALHAR MUITO. NÃO NECESSITA SER NA ORDEM CRONOLÓGICA DE TRABALHO.
 [U8]NÃO EXAGERE COLOCANDO UM MILHÃO DE TAREFAS QUE VOCÊ TINHA, MAS TENTE COLOCAR AS PRINCIPAIS E AS QUE SÃO IMPORTANTES PARA O EMPREGO AO QUAL VOCÊ PRETENDE SE CANDIDATAR. TENTE DETALHAR, O EXEMPLO QUE COLOQUEI A PESSOA DISSE QUE SABE MEXER NO EXCEL AO DAR UMA CARA “3 D” PARA AS TAREFAS.
 [U9]NÃO HÁ UM LOCAL “CERTO” PARA COLOCAR SOBRE EDUCAçÃO E TREINAMENTOS. MAS CASO VOCÊ TENHA CURSOS IMPORTANTES PARA O EMPREGO QUE VOCÊ VAI SE CONDIDATAR VOCÊ PODE COLOCAR NO INÍCIO ANTES DE “WORK EXPERIENCE”. CASO CONTRÁRIO DEIXE NO FINAL.
 [U10]OUTRA PARTE DO CV QUE NÃO É ORBIGATÓRIA, MAS QUE PODE TE AJUDAR. PODE EXEMPLO: SE VOCÊ ESTÁ SE CANDIDATANDO A TRABALHAR COMO COZINHEIRO, NÃO SERIA ÓTIMO QUE SE VOCÊ COLOCASSE QUE TEM COMO HOBBIE COZINHAR. OU SEJA, VOCÊ ESTARIA MOSTRANDO QUE ALÉM DE UM TRABALHO É UM PRAZER.
 [U11]EVITE COLOCAR O NOME E ENDEREçO DAS SUAS REFERÊNCIAS. COLOQUE ALGO COMO: “REFERENCES UPON REQUEST.”
HÁ 2 TIPOS DE REFERÊNCIA: DE EMPREGADORES PRÉVIOS E PESSOAIS.
JÁ TENHA EM MENTE QUAIS PESSOAS QUE VOCÊ VAI USAR COMO REFERÊNCIA E AVISE ESSAS PESSOAS QUE CASO TE PERGUNTEM SE VOCÊ PODE PASSAR O CONTATO DELAS.

Tente NÃO repetir as mesmas palavras ou verbos no CV, por isso coloco alguns verbos (no ing) que podem ser usados no CV:


Administering
Arranging
Assessing
Budgeting
Calculating
Checking
Classifying
Collecting
Communicating
Compiling
Coping
Creating
Deciding
Delivering
Detecting
Determining
Diagnosing
Drecting
Dissecting
Distributing
Driving
Editing
Estimating
Encouraging
Filling
Evaluating
Examining
Following
Formulating
Generating
Getting
Giving
Guiding
Handling
Heading
Identifying
Improving
Increasing
Innovationg
Installing
Interviewing
Keeping
Lading
Liasing
Lifting
Maintaining
Managing
Monitoring
Motivating
Negotiating
Obtaining
Offereing
Operating
Ordering
Organising
Originating
Performing
Persuading
Planning
Predicting
Problem solving
Producing
Promoting
Providing
Purchasing
Raising
Receiving
Reducing
Refining
Relating
Representing
Revising
Risking
Saving
Selecting
Serving
Setting
Showing
Sewing
Solving
Sorting
Supervising
Supplying
Testing
Training
Treating
Trouble-shooting
Typing
Undertaking
Upgrading


Por hoje é só pessoal!

Espero ter ajudado!

See you!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao