Pular para o conteúdo principal

2014 - Natal e Ano Novo em Dublin

Olá pessoas!

Primeiro Natal e Ano Novo aqui em Dublin e posso afirmar que foi muito bom.

O Natal aqui é muito importante e tudo gira em torno disso um bom tempo antes da data em si.

Eu trabalho num café de uma rede grande e em novembro (ou antes?) já tínhamos bebidas especiais de Natal e copos especiais de Natal. Duas semanas antes do Natal os clientes falavam Feliz Natal para mim. Percebi também que eles abrem bastante exceções alimentares pelo fato de ser Natal e são generosos com as gorjetas. OU SEJA, eles ficam bem emotivos.

Não que no Brasil não somos emotivos, mas aqui eu senti que é bem mais.

Tem um dia que eles fazem um evento na O'Connell St (que é o centrão do centro de Dublin) para ligar as luzes da árvore de Natal e parece que TODO ano eles tentam "bater" o recorde de mais pessoas com roupa "natalina". É muito interessante, distribuem o gorro do papai Noel, tem um palco com uma banda tocando canções Natalinas, tem pessoas com roupas divertidas (umas até tem luzes!). Dá pra entrar bem no espírito natalina.

Tempos antes do Natal você vê para vender os casacos (jumpers) que o pessoal usa no Natal (sabe o filme da Bridget Jones? Lembrei bem quando vejo esses casacos, rs.)


Época em que os shoppings estão enfeitados, as árvores das ruas do centro, algumas casas estão mega enfeitadas (até demais algumas, rs).
Mas eles não comemoram o Natal no dia 24 de dezembro, pois o importante é o dia 25 de dezembro. Uma curiosidade é o tal do "Christmas Cracker". No momento do almoço eles puxam o "Christmas Cracker" - mas o esquema é o seguinte: duas pessoas puxam (cada uma segura em um lado para romper). Dentro tem uma "lembrancinha" bem boba.


Além disso, eles usam uma coroa de papel (e não tem idade para usar essa coroa durante o almoço) e geralmente essa coroa de papel está dentro dos "Crackers".



Praticamente TODOS os comércios ficam fechados no dia 25 e 26 de dezembro (tem dias que nem o ônibus funcionam).

Bem, o Ano Novo não é tão importante aqui...nem fogos eu ouvi onde moro (Dublin 9). O comércio é aberto no dia 31 de dezembro e o dia 01 de janeiro algumas lojas estão abertas (principalmente relacionadas com comida e shoppings).

Essas são as informações de uma brasileira no seu primeiro Natal em Dublin e que venha MUITO MAIS.

That's all, folks!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao