Pular para o conteúdo principal

Alugando imóvel - Direitos e Deveres do Inquilino

Olá pessoas.

Tenho trabalhado bastante estes tempos (Graças a Deus, não?) e acabei não postando o tanto que eu gostaria.

Hoje resolvi falar um pouco sobre os "Direitos e deveres do Inquilino/Tenancy".

Antes de eu vir pra Dublin eu pesquisei muito e acho que muitos estão na mesma sintonia que eu estava antes de vir.

Umas das coisas que pesquisei muito foi sobre o visto STAMP4EUFAM, que é para familiar de cidadão europeu. E...um dos assuntos que surgiu foi sobre o tal PRTB.

Bem...um dos documentos que eu teria que enviar para a imigração junto com o processo de pedido de visto era o tal PRTB. E eu vi numa das pesquisas na internet sobre isso um casal que ia dar entrada e quando alugaram o apartamento NÃO sabiam desse documento. Quando foram dar entrada no STAMP4EUFAM eles se depararam com esse problema, que gerou um belo estresse e dor de cabeça.

Eu NÃO queria passar por isso e quando estava procurando apês pra alugar...uma das coisas que eu questionava era se eles "davam" o PRTB.

Falei um milhão de vezes sobre "o tal PRTB" até agora e NÃO expliquei que raios é isso, rs.

PRTB é "Private Residential Tenancies Board". Quando você aluga umérmi imóvel residencial você "tem" que ser registrado nesse(a) Conselho/Junta/Instituição ou pelo seu(sua) Landlord/Landlady (Proprietário/Proprietária) ou pela imobiliária. No meu caso foi a imobiliária que resolveu isso...ou seja...NÃO fiz nada. Depois de um tempo que eu estava morando no apê veio a "carta" em meu nome e no nome de meu marido (cada um tem a sua carta de registro).

Depois de alguns meses morando no apê veio um panfleto - Guia: Direitos e Deveres do Inquilino e Direitos e Deveres do Proprietário.

Achei BEM interessante e vi que no site do PRTB tem a versão em PORTUGUÊS desse Guia. Acho que é importante a gente conhecer tudo isso, pois não ter noção dos nossos direitos e deveres nos leva a ter problemas e até a ser enganados, não?

Esse Guia é bem didático e fala de vários pontos interessantes como:

- Aumento do aluguel somente pode ser feito UMA vez ao ano
- "Aviso" de saída do inquilino e "aviso" de pedido do apartamento pelo proprietário
- Término do contrato por quebra das obrigações pelo inquilino ou pelo proprietário
- Conselhos para evitar ser acusado de forma injusta de ter danificado o imóvel
- O que fazer quando se está em disputa com o proprietário
- Fala do depósito

Então vale mesmo a pena dar uma conferida!

--> http://www.prtb.ie/docs/default-source/tenant-guides/good-tenant-guide-(portuguese).pdf?sfvrsn=4

Além do PRTB tem outro site que aconselho dar uma olhada: http://www.threshold.ie/

Eles têm vários serviços, inclusive o de aconselhamento. No site deles tem informações sobre "Aumento do preço do aluguel", "Lidando com problemas como inquilino", "Tendo problemas em pagar seu aluguel?", "Entrada sem permissão" - esse tema já vi gente falando que tem que LER muito bem o contrato de locação, pois tem proprietário que coloca uma cláusula falando que pode entrar na casa quando bem entender. E veja bem...SE você assinar quer dizer que está de acordo com isso. LEIA sempre com MUITA atenção o contrato. Além disso, SE PROTEJA. Assinou contrato? Tire foto de todas as coisas que NÃO estão em ordem na casa, faça um relatório e mande por email para o proprietário/imobiliária (ou melhor ainda: entregue em mãos e peça para a pessoa que recebeu assinar e datar a cópia que ficará com você).

Espero ter ajudado!

See you no próximo post.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - ...

Como tirar a carteira de motorista - parte 1 (CNH provisória/Learner Permit)

Olá pessoas, Geralmente eu espero terminar o processo que considero interessante ou importante para repassar a vocês. Afinal, quando a gente ACABA de passar pelo processo fica tudo "fresquinho", inclusive as dificuldades, facilidades e dicas! Inicialmente todos sabemos que podemos andar com a CNH Brasileira durante 1 ano em que vivemos na Irlanda, certo? Então o porquê de tirar a Carteira de Motorista (Driver Licence) irlandesa? Ah, por vários motivos. Mas vou listar alguns: - Tem empregos que tem como requerimento você ter uma FULL Driver Licence (=Carteira de Motorista Permanente) - Você vai morar durante um bom tempo aqui e quer comprar um carro. Okay! Vou falar sobre compra de carro e assuntos afins em outro post (pois compramos nosso carrinhoe nossa moto aqui), mas um detalhe já adianto. O seguro é OBRIGATÓRIO e não é pro CARRO em si como no Brasil. O seguro aqui é por MOTORISTA. Sim! E se você tiver a CNH brasileira o seguro pode ser BEM mais caro. Então compensa...

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co...