Pular para o conteúdo principal

Acomodação

Olá pessoas.

Deixe eu contar a "saga" da acomodação e o desfecho.

Acomodação TEMPORÁRIA

Eu e marido fechamos UMA SEMANA de acomodação com o rapaz da escola em que o marido começou hoje a ter aulas de inglês.

Chegamos em Dublin o rapaz do transfer foi nos buscar e nos deixou na acomodação, que na verdade era um B&B (Bed & Breakfast). Apertei a campainha, bati na porta e NADA. Depois de um tempo apareceu uma pessoa que estava acomodada lá dizendo que a chave estava embaixo da planta.

O.K. Ninguém tinha avisado NADA.

Entramos e "despejamos" as milhares de coisas que trouxemos.

No outro dia não vimos ninguém...no outro ninguém também. Demorou para sabermos que era a "dona" do local. Era uma senhora que nem todos os dias ia e foi MUITO simpática. Conversamos muito. A faxineira de lá era brasileira e conversei bastante com ela também.

Ficamos uma semana nessa acomodação. Era bem aconchegante, tinha um banheiro no quarto. Mas o nosso quarto somente foi limpo e o lixo recolhido uma vez enquanto ficamos lá. Não sei o que seria considerado "normal".

O café da manhã era no seguinte esquema: tinha uma mesa enorme com cereais, tigelas, pratos, copos, leite e só. Se você quisesse café teria que esquentar a água e colocar o café instantâneo. Se você quisesse pão e torrada deveria ir até a cozinha e colocar o pão na torradeira.

Acomodação DEFINITIVA

Eu e marido queríamos um apartamento SOMENTE para nós. Então a minha procura por apartamento começou MUITO tempo antes de virmos para cá.
Digamos que meses antes eu comecei a pesquisar para ter um noção de preços, etc. Pesquisei em DOIS sites:

Daft.ie
Myhome.ie

Digamos que QUASE fui enganada por um "proprietário" de um apartamento em D4. Ele respondeu meu e-mail se apresentando, disse que era da Inglaterra, que em 2 anos se aposentaria, que ele comprou o apartamento porque a filha dele estudou em Dublin, mas que era para ficarmos tranquilos que ela já tinha voltado para Londres, estava com a vida enraizada lá e inclusive estava grávida.

M.A.R.A.V.I.L.H.A, não?

Aí ele disse que eu deveria fazer um depósito pela TNT e esse depósito "liberaria" a chave e o contrato. Caso eu não gostasse do apartamento eu simplesmente devolveria a chave e o depósito iria "voltar" para a minha conta.

Liguei na TNT do Brasil (porque eu estava no Brasil ainda) e falei com o setor Internacional. Eles me informaram que era FRAUDE. A TNT não envia chaves nem documento nem contrato.

CUIDADO! Na empolgação somos envolvidos por esses escrupulosos!

Eu mandava mil email por dia uns 15 a 20 dias antes de vir. Após achar esse "proprietário que residia em Londres" no My Home eu somente foquei no site da Daft. Todos os emails que eu enviei anotava em um caderno. Mandei mais de 100 emails. NÃO obtive resposta para a MAIORIA dos email. Mas basicamente as respostas que tive forams:
- "O landlord (dono da casa e caso seja donA da casa é landlady) não aluga para estudante"
ou
- "O apartamento foi alugado"

Uma das respostas de um Estate Agent (corretor imbiliário) foi: "Me ligue assim que você chegar em Dublin. Caso o apartamento em que você se interessou ainda estiver vago nós marcaremos uma visita ao local".

Bem, no segundo dia em que eu estava aqui em Dublin eu liguei para esse Estate Agent e falei que poderia ir no apartamento JÁ. E ele me perguntava: "Quanto tempo você acha que vai demorar para chegar no apartamento?". Eu NUNCA tinha pegado ônibus ou andado sozinha com o marido em Dublin...não tinha menor noção.

Em 35 minutos estávamos lá...(em um post eu falarei mais como se deslocar em Dublin e dicas de app para celular). Liguei para o Estate Agent. Em 15 minutos ele estava lá. Vimos os apê e era amplo e gostei, mas fiquei receosa de fechar assim na primeira olhada. Combinei com ele que no próximo dia daria a resposta.

Saímos de lá e passamos em mais de 3 a 4 imobiliárias, mas NENHUMA tinha mais apartamento para alugar.

O.K. Conversei com a "dona" do B&B e ela disse: "Alugue! Primeiro que está MUITO difícil alugar e segundo QUEM alugaria para alguém nas condições em que se encontram: sem emprego, sem referências, sem conta de banco".

Mandei mensagem para o Estate Agent e FECHEI.

Em seguida ele me manda uma mensagem: Você quer fazer o depósito para eu desmarcar as visitas que eu tenho agendada? PRONTO! O medo de ser enganada bateu de novo.

Conversamos com o pessoa da escola e com um amigo do marido que mora faz 5 anos em Londres e me disseram que esse tal de "depósito" acontece sim.

No outro dia fui com o marido até a imobiliária do Estate Agent com o dinheiro (depósito + primeiro aluguel) e com nossos passaportes. SAÍMOS COM A CHAVE. Tínhamos um LAR.

Parece tudo muito fácil, mas tenho visto várias pessoas pulando de acomodação para acomodação, pois NÃO conseguem achar lugar fixo.

Se você NÃO tem endereço fixo você NÃO consegue tirar seu PPS (é como nosso CPF). Sem o PPS você não faz NADA. O PPS será o assunto prum próximo post.



Caso você queira alugar do zero: clique em Lettings
Caso você queira compartilhar com outras pessoas (que depois você irá conhecer): clique em Sharing

Verá que tem uma pergunta logo de início independente se é Lettings or Sharing: "Where do you want to rent?" ou "Where do you want to share?". Ou seja, ONDE você quer alugar/dividir o apartamento/casa?

Após escolher o LOCAL você terá opções, tais como:
"What is your price range?" Coloque o mínimo que você pode pagar e o máximo por mês.
"How many bedrooms?" Quantos quartos?
"Property type" Tipo de propriedade, que pode ser apartamento, casa, studio ou flat.

Dica: antes de entrar no Daft.ie eu busquei conhecer o mapa de Dublin, que é dividida em regiões (D1, por exemplo, é o centro da cidade. Os D2, D4, D6 e, assim por diante, fica na parte sul da cidade. Nem sempre o D de número menor é de fato o mais perto do D1). Além disso, preste atenção na data em que o imóvel que você gostou estará disponível e quanto tempo de aluguel será o contrato, pois tem de 6 meses e 12 meses, por exemplo.



Dica: no contrato tem um anexo chamado Inventory, que tem TUDO o que o apartamento tem. Ao acabar o contrato e sairmos do apartamento, ele deverá estar nas mesmas condições que entramos. Para nos proteger o que fizemos - fomos no apartamento, tiramos fotos e fiz um relatório de todos os problemas encontrados no apartamento e enviei para o State Agent. No outro dia ele estava lá para verificar e ligou para o rapaz da manutenção que veio no período da noite. CONSERTOU TUDO! Maravilha.

Comentários

  1. Você ainda tem o contato desse Real State? Ou o nome do local?
    Thks!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Como não gastar muito no enxoval do bebê na Irlanda

Olá pessoas, Acredito não ter mencionado em post anterior, mas estamos esperando nossas segunda filha. Para ser exata essa semana estamos com 32 semanas. A cesaria esta agendada para dia 26 de setembro e até lá o enxoval tem que estar pronto não? Entao, como não gastar muito e deixar tudo pronto? Aqui na Irlanda mercado de produtos usados é bem forte. Tem coisas muito boas com preço muito em conta. E onde pode-se comprar produtos usados ou mesmo conseguir doacao? Adverts.ie Donedeal.ie Marketplace no Facebook Comunidades de mães brasileiras na Irlanda no Facebook Amigas Além de produtos usados há muitas coisas boas que são doadas e nesses mesmos canais onde se compra produtos usados. Além disso, converse com as amigas que tem filhos sobre o que você precisa. Muitas podem te doar, vender ou emprestar. Deixe eu exemplificar, eu queria muito nos primeiro meses dessa segunda bebê usar o berço que meio que se acopla na cama (no caso o berço se chama Nex