Pular para o conteúdo principal

Tirando o visto STAMP4EUFAM - UPDATE

Hello, yous!

Bem...estou demorando pra postar, mas pretendo colocar notícias "úteis".

Hoje vou falar como tirar na Irlanda o visto de familiar de europeu - chamado de STAMP4EUFAM.

Eu tenho o passaporte europeu e marido não. Viemos para a ilha esmeralda faz 10 meses e ele veio com o visto de estudante, pois assim ele poderia trabalhar as 20h sem problemas.

Esclarecendo que com o STAMP4EUFAM ele pode trabalhar as 40h por semana ou mais (chamado FULL TIME), mas não queríamos arriscar dele ficar no "limbo" de esperar o STAMP4EUFAM sem poder trabalhar. Trouxemos dinheiro, mas NUNCA se sabe.

UPDATE (26-7-17) Pessoas, as coisas tem MUDADO muito rapidamente aqui na Irlanda. Entao estou fazendo o UPDATE de alguns posts.

O que vou comentar aqui é o que passamos e informações tiradas no link http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Pages/EU%20Treaty%20Rights%20FAQs


FORMULÁRIO
O formulário deve ser preenchido pelo requerente, ou seja, o cidadão NÃO EUROPEU. O formulário que deve ser preenchido é o  EU1.

Link para ter acesso ao formulário EU1: http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Form%20EU1.pdf/Files/Form%20EU1.pdf

A partir de Junho de 2017 a imigracao disponibilizou um NOVO formulario para ser preechido para o pedido de STAMP4EUFAM. Clique aqui para ter acesso ao formulario. No site da imigracao ele deixam claro que todas as secoes do formulario devem que ser preechidas.


Preenchendo o formulário - detalhes importantes:
- Lembre-se o requerente é o NÃO EUROPEU
- Preencha de letra maiúscula e com caneta preta
- Não envie o formulário incompleto e sem assinar
- Conforme você notará na seção 3 - o cidadão europeu pode estar enquadrado nas seguintes situações:
(a) Trabalhador
(b) Auto empregado
(c) Estudante
(d) Desempregado involuntário
(e) Residindo com recursos suficientes

Aí dependendo de como você se enquadrar  - você deverá preencher os dados no campo em que você se enquadrar.

No MEU caso - nós demos entrada como eu (cidadã européia) como trabalhadora. Então os dados que eu tive que preencher foi:

  • Nome do empregador
  • Telefone de trabalho (do empregador)
  • Número de horas trabalhadas na semana
  • Email do empregador
  • Endereço do trabalho

- Documentos que tive que enviar a respeito do meu trabalho:

  • Cópia do contrato de trabalho
  • Carta do empregador dizendo que eu trabalho lá, colocando meus dados como o PPS, quantas horas, salário, desde quando eu trabalho lá e se colocando a disposição caso queiram mais informações (NÃO! Não é obrigatória essa carta, mas o contrato de trabalho que eu tinha em mãos NÃO tinha assinatura do empregador e eu enviei email para a Imigração falando isso e perguntando se estava ok ou eu precisava enviar mais algum documento e ELES que escreveram dizendo que era melhor pedir essa carta pro meu empregador...e assim o fiz).
  • 2 últimos holerites 
  • P60/Tax Credit Certificate (vá até o Revenue e peça esse documento, pois leva um tempinho pra chegar na sua casa). O escritório do Revenue fica na Cathedral Street em Dublin 1 - fica na rua do Burger King da O'Connell St.

- Não envie os originais de todos os documentos requeridos, SALVO os que são pedidos - que no caso são:

  • Passaporte do europeu e do familiar
  • Certidão de casamento original
  • Certidão de casamento traduzida (caso a original não esteja em inglês)
  • 2 fotos tipo passaporte tanto do europeu quanto do familiar

UPDATE (26-7-17)
Na secao 7 do Formulario voce acha o checklist dos documentos que voce devera enviar COPIAS via registered post (carta registrada). Atencao: eles estao pedindo copias COLORIDAS dos documentos de identidade e certificados/certidoes civis (e devem incluir TODAS as paginas, incluindo as paginas em branco).


- Demais documentos que você deverá enviar a cópia:

  • Contrato de aluguel do apartamento/casa
  • Carta do PRTB. Dica: antes de alugar um apartamento/casa pergunte pro Landlord ou pra imobiliária se eles mandam seus dados pro PRTB. É como se fosse um registro que você é o locatário daquele lugar. Mais informações sobre o PRTB - Link: http://www.prtb.ie/
  • Contas (pode ser o de energia) constando o nome dos 2 (do europeu e do familiar)
UPDATE (267-17) O novo formulario a ser preenchido tem uma secao 8, onde eles pedem para voce escrever a relacao dos documentos que voce esta enviando e numerar esses documentos.

Para maiores informações leia o Folheto explicativo (em inglês): http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Form%20EU1%20Explanatory%20Leaflet.pdf/Files/Form%20EU1%20Explanatory%20Leaflet.pdf

PLANO DE SAÚDE
Olha, eu ia fazer porque eu tinha visto que algumas pessoas tinham feito pra tirar o STAMP4EUFAM visa, mas sinceramente eu NÃO fiz. Estamos aguardando o visto definitivo e até o momento não foi pedido NADA. Recebemos uma marca dizendo que até o momento NÃO tem documentos pendentes. Achei melhor assim, pois NÃO gastaríamos dinheiro com algo que não era "necessário".

Todos os documentos e o formulário devem ser enviados (Registered post) para:

EU Treaty Rights Section
Irish Naturalisation & Immigration Service
13/14 Burgh Quay
Dublin 2


(UPDATE 26-7-7) AGENDAMENTO
Em setembro de 2016 a imigracao soltou a seguinte info: Novo Sistema Online de Agendamento
O office que lidava com o registro de nao europeus que vivem na cidade e condado de Dublin foi transferido da Garda National Immigration Bureau para o Irish Naturalisation and i\mmigration Service (INIS). Entretanto, os registros continuaram no mesmo endereco --> Burgh Quay Immigration Office, 13/14 Burgh Quay, Dublin 2.  Mas o sistema antigo de chegar, pegar fila, senha (etc) deixou de existir.  Atualmente (desde 15 de setembro de 2016) o agendamento 'e feito online (pelo website da INIS). Lembrando que isso 'e somente para residentes na cidade e/ou condado de Dublin.

TEMPO DE DECISÃO
Pode demorar até 6 meses para a decisão "final"e o esposo(a) do cidadão europeu finalmente ter em mãos o visto definitivo.

UPDATE(26-7-17)
A imigracao soltou no site deles em Julho de 2016 que devido ao grande volume de aplicacoes, o processo estava  sendo mais longo. Eles afirmaram que apesar de todos os esforcos, a decisao da aplicacao tem demorado em torno de 10 meses desde a data do recebimento da aplicacao. Ainda esclareceram que a permissao temporario poderia demorar 12 semanas (ou MAIS).
A duracao do processo pode demorar de acordo com a complexidade da aplicacao e se a imigracao precisar de mais informacoes e detalhes.
Tambem afirmam que as pessoas podem procurar extender a permissao temporario para residir na Irlanda.
Eles colocam em destaque: NAO entre em contato com o EU Treaty Rights Unit (que 'e a unidade responsavel pelo processo de visto para STAMPEUFAM) a nao ser que seja ABSOLUTAMENTE necessario (assim eles nao perdem tempo com questoes menores e conseguem ter mais tempo para as aplicacoes). Mas, caso necessite eles passam o seguinte endereco:

EU Treaty Rights Applications Unit
Residence Division
Irish Naturalisation and Immigration Service
Department of Justice and Equality
13/14 Burgh Quay
Dublin 2
D02 XK70.


TEMPO PARA RECEBER OS DOCUMENTOS DE VOLTA
Todo o processo é realizado pelo CORREIO, ou seja, NÃO adianta levar todos os documentos em mãos na Garda que você NÃO vai conseguir dar entrada no processo. Quando enviar o formulário preenchido, também deverá enviar alguns documentos e alguns terão que ser os ORIGINAIS (como o passaporte de ambos, por exemplo). Esses documentos originais geralmente são devolvidos dentro 1 mês do recebimento por eles (as vezes você recebe seus documentos de volta em menos de 1 mês, mas é bom se programar para receber 30 dias depois de chegar lá...Então NÃO compre uma viagem logo em seguida do envio dos documentos...porque você não terá passaporte em mãos. Mas caso você precise viajar: quando mandar os documentos envie uma carta dizendo que você tem viagem marcada (talvez seja até interessante mandar alguma prova que de REALMENTE você tem uma viagem).
UPDATE (26-7-17)- antigamente era preciso enviar os docs originais.

VISTO TEMPORÁRIO
Você receberá um visto temporário STAMP4EUFAM de 6 meses, que é o tempo que demora para sair o visto definitivo. Quando chegar a carta e os documentos originais, você deverá se dirigir à imigração que fica no 13-14 Burgh Quay (Dublin 2). Observação importante: você não vai precisar pagar NADA. No caso do visto de estudante dele tivemos que pagar os 300 euros, mas para esse visto (mesmo que temporário) não pagamos nada.

CHECANDO O PROCESSO
Se você quiser saber qual a situação do seu processo é só enviar um email para eutreatyrights@justice.ie pedindo para saber o status do seu processo (coloque no email o número da Application  ID e do INIS Person ID. Esses dados você tem quando chegar seus documentos e também a carta falando do STAMP4EUFAM temporário que você pode tirar.

Bem pessoas, é isso! Espero ter ajudado. Good luck! See ya!

Comentários

  1. Eu nem mesmo sei o seu nome. Obrigada por ajudar, esclarecer e tirar duvidas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ladysif! Fico feliz de ter ajudado. Preciso postar mais coisas, mas aqui na Irlanda o tempo passa rápido e é tudo muito intenso (Graças a Deus). Muitas coisas tem acontecido!! Beijos e Feliz Ano Novinho.

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?
    quanto tempo levou para a aprovação do Stamp 4?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Oi Rodrigo. Demos entrada em novembro 2014. Em dezembro enviaram o passaporte do meu marido de volta. Em fevereiro chegou o STAMP4 provisorio e em maio veio a definitiva. Mas foi o nosso caso. Tem casos que talvez demore um pouco mais. Eu demorei bastante para checar se todos os documentos estavam ok para que nao tivessemos problemas e nao faltassem documentos para aceitarem o STAMP4.

    ResponderExcluir
  5. Pessoas....eu tenho que atualizar esse post, pois o processo mudou ligeiramente. Desde 1 fev de 2016 alguns regulamentos novos entraram em vigor e já adianto o site para consulta: http://www.inis.gov.ie/en/inis/pages/eu%20treaty%20rights

    ResponderExcluir
  6. Além disso, desde novembro de 2015 NÃO precisa mais submeter os DOCUMENTOS ORIGINAIS para dar entrada ao processo.
    "From 9th November 2015, original documents are no longer required to be submitted with EU Treaty Rights applications. From this date, original documents including passports and marriage certificates should not be submitted except when they are explicitly requested.
    Please note:
    Colour photocopies of passports should be submitted and include all pages of the passport including blank pages
    Colour photocopies of marriage certificates and birth certificates should be submitted and include any Apostilles or legalisation stamps. Copies of translations of documents should also be supplied where appropriate
    All other documents submitted as photocopies are not required to be in colour unless requested.
    Photocopied pages of multiple-page documents should be stapled together.
    Any original documents submitted with applications received after 09/11/2015 will not be automatically returned."

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    eU e minha esposa estamos com passagens compradas para irmos para irlanda em Abril em definitivo. Tenho ppt Portugues como voce.
    Dúvida, vi que você não enviou o seguro saude quando solicitou o Stamp 4, eles não te pediram?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo. Benvindos à ilha esmeralda. Abril está chegando. Bem, em relação ao seguro saúde: NÃO! Não pediram. Cheguei a pesquisar antes e até ia fazer, mas achei melhor mandar TODA a papelada (exceto o seguro) e ver a resposta....assim eu não gastaria um dinheiro com algo que talvez não impedisse o STAMP4EUFAM. E deu tudo certo! Acho que depende de quem analisa o processo, não?

      Excluir
  8. Oi.. tudo bem?
    Meu irmão é brasileiro e acabou de se mudar para irlanda com minha cunhada é que espanhola de nascimento. Ele vai dar entrada no processo por ela. Ele foi com visto de turista e tentará o provisório STAMP4EUFAM e vai aguardar o definitivo. Eu vi no site da inis que eu como cunhada dela posso tentar o STAMP4EUFAM também. Pensei em fazer isso no ano que vem, pois fará um ano que eles estarão lá. O meu receio é entrar como turista e tentar aplicar o visto e for negado por algum motivo mesmo levando dinheiro considerável. Ai terei que sair do pais, aplicar como estudante e tentar depois tentar de novo. Outra questão é que sou casada e não sei se meu marido iria conseguir o STAMP4EUFAM tb. Ai pensamos na alternativa dele ir como estudante e tentasse trocar... Qual passou por alguma situação parecida para comentar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani. Infelizmente NÃO vi caso como o seu ainda, mas achei um link que espero que te ajude. Boa sorte!
      Link: http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Pages/Family%20Members%20of%20EU_EEA%20_Swiss%20citizens

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliane. O seu marido pode simplesmente entrar e arranjar o emprego aqui. Você pode entrar como mulher, mas não poderá trabalhar! Essa foi a razão que eu e meu marido decidimos que ele entraria como estudante. Assim os 2 poderiam trabalhar e eu não teria a pressão de achar logo emprego para requeremos o STAMP4EUFAM para ele e, assim, não precisarmos gastar dinheiro com o GNIB dele!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Oi!!! Sou casado a 5 anos com europeu e enviei meu docs nessa sexta 15/07/2016. So que meu visto de estudante vai terminar dia 21/07/2016... Amanhã pretendo ir na imigração implorar para que meu visto seja stendido, porque um amigo consegui dessa forma. Mas lendo seu post vi que vc recebe um STAMP4EUFAM de 6 meses (visto temporario) depois que seus documentos sao devolvidos . Entao, no meu caso que agora nao precisa enviar docs originais, vc saberia como é o processo. Quanto tempo eu aguardo para ser chamado para tirar esse visto temporário. Tenho que aguardar uma carta de qualquer maneira? Que vc que devo ir na imigração de qualquer maneira pra nao ficar ilegal? Não queria gastar 300 euros com GNIB sendo que vou receber um visto provisorio... To perdido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego. Desculpe a demora em responder. A baby tem me ocupado MUITO o tempo e energia. Como eu postei em comentário, hoje em dia realmente não precisa enviar os documentos originais.
      Tenho visto muita gente reclamando na demora do visto STAMP4EUFAM...tanto com o provisório quanto o definitivo. Várias pessoas tem até recebido o visto provisório para 8 meses, pois o pessoal não tem dado conta de processar todos os pedidos.
      Se você deu entrada no visto de STAMP4EUFAM...eu iria na imigração não para implorar, mas perguntando qual seria o procedimento, pois você estaria ilegal não por "má vontade" ou "de sacanagem". Você TEM O DIREITO do STAMP4EUFAM se você é casado com europeu.
      Depois nos deixe informados da sua situação, pois com certeza tem muitos que estão na mesma situação que você.

      Excluir
    2. Oi Obrigado pela resposta!! Eu consegui o STAMP4 (provisório 8 meses) depois de 20 dias do envio da documentação. Cheguei a ficar esse tempo ilegal, mas deu tudo certo. Recebi uma carta para ir até a imigração tirar o STAMP e junto veio uma outro papel solicitando o envio de 2 outros documentos. Uma conta com ambos os nomes meu e do meu companheiro e o PRTB em meu nome. Ja consegui os dois. Agora é esperar! Bjo e tudo de bom pra ti e seu baby!

      Excluir
  11. Olá, tudo certo? Conheci hoje o seu blog, pois estou procurando informações sobre a mudança para a Irlanda... A minha esposa é brasileira/portuguesa e, como ainda não temos 3 anos de casados, eu não posso requerer a minha naturalização. Estamos planejando nos mudar para Dublin e a minha dúvida é se com o STAMP4EUFAM provisório eu teria o direito de trabalhar... Em caso negativo, provavelmente pedirei o visto de estudante, como fez o seu marido... Saberia me dizer quanto tempo tem demorado para sair o visto de estudante? Muito obrigado e parabéns pelo blog, tem muitas informações valiosas por aqui! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ciano. Demorei um pouco pra responder, pois conversei com pessoas que passaram pela sotuações similares e ver as opções de entrada de parente de EU citizen.
      Eu sou uma pessoa MUITO cuidadosa e até um pouco exagerada as vezes. Por esse motivo achamos mais seguro meu marido entrar como estudante. Assim ele poderia trabalhar, não ficariamos nervosos e estressados com o visto e ele poderia aprender inglês (ele veio quase zerado! Loucura, não?).
      Tem pessoas que o esposo ou esposa entra com visto de turista. Aí teria que entrar o quanto antes com o processo de visto de familiar de europeu. Parece que SE você entregar TODOS os docs o visto permanente sai em torno de 8 a 10 semanas.
      Eu somente entrei com o processo depois de estar 3 meses no trabalho e com holerites. Mas sei de pessoas que tinham dinheiro guardado e apresentaram o bank statement mostrando que tinham dinheiro.
      Dá uma olhada boa no site do immigration em caso de dúvidas maiores. Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Olá! Muito obrigado pela resposta e por ter dedicado parte do seu tempo para conseguir informações... No caso de apresentar o bank statement, sabe me dizer quanto dinheiro eles aceitam normalmente como uma quantia suficiente para fins deste visto? Mais uma vez, muito obrigado!

      Excluir
    3. Oi Ciano! Preciso corrigir um dado da minha resposta anterior.
      O visto temporario demora em torno de 3 a 4 semanas e pode vir com validade pra 7 meses. O permanente pode demorar até mais de 7 meses. Eles estão cheios de processo de pedido de visto! Não tem tido padrão de tempo de processo.
      Quanto ao $$ a comprovar também não tem padrão. Conheço pessoas que tinham no banco entre 5 a 6 mil euros e deu certo! Provavelmente quanto mais $$ mostrado melhor né?

      Excluir
  12. Ola
    Por favor uma informação a certidão de casamento deve ser traduzida e juramentada? OU além disso deve ser apostolada também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu me casei no Brasil, dei entrada na Embaixada de Portugal para ser uma cidadã portuguesa casada e traduzi os documentos. A parte de ser uma portuguesa casada deve ser importante, pois aqui na Irlanda eu não sou brasileira pro governo.

      Excluir
  13. Caso não tenha contrato de aluguel e contas no nosso nome, tem alguma outra forma de comprovar que moramos na casa de amigos? Ela escrevendo uma carta informando que moramos aqui com ela ou algo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rodrigo! Acredito que nao sera totalmemte valido esse tipo de comprovante! Creio que eles irao pedir um comprovante no nome de vcs msm. Nao tem jeito de fazer alguma conta? E se vc fizer o cartao do banco N26 (banco alemao que nao tem muita burocracia para abrir conta e vc faz td online). Assim que chegar o cartao vcs apresentam como comprovante. É apenas uma tentativa.

      Excluir
    2. Eu apresentando o comprovante de endereço já basta? Pois assim posso fazer uma conta no nosso nome aqui, tento ver se ela coloca a luz no nosso nome, ou faço um plano da TREE no nome de nos dois. O que fico realmente em dúvida é o PRTB, pois se moramos de favor, ela não nos cobra, precisa mesmo assim estar escrito no PRTB? Ela entrou aqui na Irlanda dia 03/06 temos tempo para conseguir os docs, mas eu quero dar entrada o mais rápido possível.
      Assim só falta o trabalho, mas isso resolvo quando abrir a conta no banco e coloco com fundos suficientes mesmo.

      Excluir
    3. Oi Rodrigo. Isso envie tudo o que tiver e mesmo que voce nao tenha a carta do PRTB voce de entrada no pedido. SE eles pedirem o PRTB voce pode tentar fazer essa carta. Ou melhor, nao teria como pedir pro landlord ou a imobiliaria para incluir o nome de voces no PRTB? Assim voces ganham tempo ate eles pedirem essa carta. E so uma ideia (desculpe a acentuacao falha).

      Excluir
  14. Olá, muito bacana o conteúdo do site, parabéns!
    Gostaria de saber como faço para colocar a conta de energia no meu nome e no da minha esposa, nossa fornecedora é a ESB e somos novos por aqui e ainda estamos "batendo cabeça" para entender como as coisas funcionam por aqui. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Oi boa noite, voce poderia me tira uma duvida?
    Estou em processo do Stamp4 porque casei a 2 meses, porem so dei entrada ontem.
    Tenho viajem marcada para Polonia a cidade do meu marido, estou na Irlanda sera que terei algum problema pra viajar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Como não gastar muito no enxoval do bebê na Irlanda

Olá pessoas, Acredito não ter mencionado em post anterior, mas estamos esperando nossas segunda filha. Para ser exata essa semana estamos com 32 semanas. A cesaria esta agendada para dia 26 de setembro e até lá o enxoval tem que estar pronto não? Entao, como não gastar muito e deixar tudo pronto? Aqui na Irlanda mercado de produtos usados é bem forte. Tem coisas muito boas com preço muito em conta. E onde pode-se comprar produtos usados ou mesmo conseguir doacao? Adverts.ie Donedeal.ie Marketplace no Facebook Comunidades de mães brasileiras na Irlanda no Facebook Amigas Além de produtos usados há muitas coisas boas que são doadas e nesses mesmos canais onde se compra produtos usados. Além disso, converse com as amigas que tem filhos sobre o que você precisa. Muitas podem te doar, vender ou emprestar. Deixe eu exemplificar, eu queria muito nos primeiro meses dessa segunda bebê usar o berço que meio que se acopla na cama (no caso o berço se chama Nex