Olá pessoas!
Dinheiro sempre é bem vindo! Pois bem, temos o direito de resgatar o FGTS depois de 3 anos inativo. Aqui vou contar como fazer isso aqui da Irlanda.
Primeiro, quem pode resgatar o FGTS?
Quem vive fora do Brasil e que teve emprego formal no Brasil (recolhendo o FGTS) e que se enquadre num dos criterios abaixo (coloquei somente os principais - deixarei um link para quem quiser conferir algo mais completo):
- 3 anos (ininterruptos) fora do regime do FGTS
- Trabalhador que teve o contrato de trabalho rescindido SEM justa causa no Brasil
- Estar aposentado pela Previdencia Social
Ok! Se enquadrou no perfil? Como resgatar o dinheiro do FGTS?
Irei abordar aqui o caso mais comum de quem mora fora do Brasil - pessoas que estão 3 anos com o FGTS inativo.
Passo a passo resumido do resgate do FGTS
Parte 1
1. Baixe o formulario de Solicitação de Saque do FGTS
2. Imprima e preencha o fomulario. Dica1: somente assine na frente da autoridade consular. Dica2: assinar o nome como está na carteira de trabalho (se mudou de nome: leve a certidão de casamento). Dica3: seu CPF deve estar regularizado. Dica4: caso você não tenha conta bancária no Brasil - você pode indicar o de uma pessoa de confiança (mas o CPF deve pessoa deve estar em situação regular). Dica5: não esqueça de preencher seu email, pois você receberá o resultado da análise do pedido de saque.
Parte 2
1. Junte todos os documentos necessários (leve original e cópia, já que a Embaixada do Brasil em Dublin NÃO tira cópia).
Para trabalhador sem carteira assinada por, ao menos, 3 últimos anos:
- Carteira de trabalho
- Comprovante do número de PIS/PASEP
- Documentação de identificação (CNH, RG, passaporte brasileiro)
Atenção: essa solicitação deve ser feito no mês do aniversário ou após, mas depois de ter completado 3 anos sem ter novos créditos de FGTS.
Conforme já mencionei acima - caso queira mais detalhes ou caso você faça parte dos demais casos (demissão sem justa causa, ter no Brasil contrato de trabalho temporário extinto pelo fim do seu prazo, etc) clique no link.
Comentários
Postar um comentário