Pular para o conteúdo principal

Mudando de casa e atualizando endereço

Olá pessoas

Primeiramente peço desculpas por nao postar tanto e segundo pela pontuacao deste post.

Meu marido conseguiu tirar a Full Driver Licence e contarei em detalhes como foi o processo. Eu ainda estou no meio do processo.

Entretanto agora falarei sobre mudar de casa e como atualizar o endereco em alguns orgaos.

Antes de eu "correr" para atualizar o endereço nos lugares que eu deveria...eu fui até o correio e pedi o serviço de redirecionamento das cartas do meu antigo endereço para o novo. O serviço custou 70 euros para 3 meses. Para saber mais acesse  http://www.anpost.ie/AnPost/MainContent/Customer+Service/Find+a+Service+to+suit+you/Wizards/Manage+my+mail/redirection.htm


NDLS - Na carteira de motorista (seja Learner ou Full) tem o seu endereco. Entao, vá até o NDLS, preencha o formulario (o mesmo que vc preencheu para dar entrada na sua carteira. Preste atençao - se voce tiver a Learner Permit preencha a D201 form e se tiver a Full preencha a D401 form) colocando o novo endereço. Lembre-se que voce deve levar a copia e a original de um comprovante de endereço do seu novo lar. Nao sera cobrado NADA. Em alguns dias chegará a carteira de motorista com seu endereco atualizado. Voce deverá, entao, ter que enviar a carteira de motorista "antiga" via correio para o endereco que na propria carta eles pedem que voce mande.

BANCO - Temos conta no Bank of Ireland (BOI). A atualizacao de endereco é feita via o sistema 365 online deles. Eles enviaram um email confirmando o pedido de atualizacao de endereco e pedem que eu envie um comprovante de endereco por email para eles analisarem e processarem o pedido.
ATUALIZANDO: esse serviço mudou agora e está mais simples. Eu pedi pra mudar no proprio site deles ao acessar minha conta. Eles mandam carta e vocêsimplesmente reencaminha a carta pra eles. Já vem com envelope pre pago. Ou seja, não custa nada.

PPS - Fui ate o escritorio deles e o que eles me informaram é que nao preciso atualizar meu endereco. Na verdade, devo atualizar o endereco SOMENTE quando eu for entrar com pedido de beneficio no Departamento Social (Social Welfare). Acredito que quando eu for entrar com o pedido de licença maternidade eu terei que "correr" pro escritorio do PPS para atualizar meu endereço.

GNIB - Meu marido mandou email para o GNIB colocando os dados dele (nome completo, numero de GNIB) para o email deles gnib_dv@garda.ie . No mesmo dia já enviaram email pro meu marido confirmando que processaram essa atualizacao.

WATER - Acesse o site http://www.water.ie/ e acesse sua conta. Depois clique no "Manage Personal Details" e lá é possível atualizar seus dados pessoais e endereço.

CLUB CARDS - Eu no início nem me lembrei de atualizar meu endereço em lugares como Tesco, Supervalu e afins. Mas como eu pedi para redirecionar todas as minhas cartas pro meu novo endereço, eu pude lembrar das correspondências que chegavam em casa e fui atualizando. Fiz tudo pela internet.

CONSULADO DE PORTUGAL - Simplesmente enviei um email para o Consulado pedindo para atualizar meu endereço e pedindo a confirmação da atualização. Foi bem tranquilo. 

DEPARTAMENTO DE SAÚDE - Estou fazendo meu processo de reconhecimento da minha profissão (nutricionista) e fiz também por email.

Assim que me mudei eu sentei, abri uma página do excel e listei todos os lugares que eu precisaria atualizar endereço. Em seguida comecei a pesquisar qual o procedimento. Já pensou se eu esquecesse de atualizar o endereço no Dep. de Saúde? Eles me enviaram correspondência falando do agendamento da minha reunião com os conselheiros para a análise final do meu processo de reconhecimento da profissão. Deus que me perdoe se eu não tivesse recebido a correspondência....teria jogado 1 ano e meio de investimento e processo no lixo. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao