Pular para o conteúdo principal

PPS

Olá pessoas,

Cá eu de novo.

ANTES DE MAIS NADA - este post foi atualizado, pois as coisas MUDAM. A atualização se encontra mais ao final do post.

Vou falar um pouco sobre o PPS, que é um documento ESSENCIAL de se ter na Irlanda.


Eu vou explicar como eu fiz o meu e como meu marido fez o dele.

Para pessoas com passaporte europeu (meu caso):
  • Passaporte ou Bilhete de Identidade com foto
  • Documento comprovando que resido aqui

Para pessoas que vão estudar aqui e não tem passaporte europeu (caso do marido):
  • Passaporte
  • Documento comprovando que reside aqui
  • Carta específica da escola para dar entrada no PPS
O documento que utilizamos para comprovar a residência aqui foi uma carta da imobiliária declarando que eu morava no apartamento X da rua Y desde o dia X/X/XX. 
De acordo com a atendente polonesa Anna que trabalha na imobiliária, a irmã dela Maria veio da Polônia para morar com ela e para a Maria dar entrada no PPS teve que usar uma conta que estava no nome da Anna. Assim, a Anna teve que mostrar contas dos últimos 3 meses e uma carta afirmando que Maria iria morar com ela.

Por que é importante o PPS?

Para o estudante:
  • Você conseguirá abrir conta do banco com o PPS (não esqueça de levar uma carta da escola, que tem que estar com o envelope fechado (não violado)
  • Você poderá trabalhar
  • Você poderá viajar (mas atenção! Caso você deseje viajar durante os 6 meses que você está cursando inglês: peça carta de holiday para o número de dias que você irá viajar. Isso se aplica inclusive a viagens no final de semana. Nos deram uma dica, que considero jeitinho "brasileiro": viaje e retorne de sábado ou de domingo após as 22h, pois não tem como ligarem para a escola e acabam "te liberando". Tem várias estórias de gente sendo deportada por conta de viajar no período de estudo. Por que? Por uma simples razão: você veio para estudar e, portanto, o país espere que você estude e se dedique mesmo que nos finais de semana)
Para quem deseja residir por longo tempo ou para sempre:
  • Você terá acesso a todos os serviços de bem estar social (social welfare)
  • Você tem livre passe para viajar
  • Você terá acesso aos serviços públicos como o cartão médico, a imunização infantil
  • Você ainda terá acesso ao teste teórico de direção e à carteira de habilitação irlandesa
  • Entre outras coisas

Você que veio para Dublin vá para o seguinte endereço munido com seus documentos: http://www.welfare.ie/en/Pages/office/intreocentreparnellstreet.aspx

Caso você não venha para Dublin, acesse o seguinte link e localize o endereço que você deverá ir para fazer seu PPS: www.citizensinformation.ie/en/social_welfare/irish_social_welfare_system/personal_public_service_number.html

O nome do local é INTREO. 

Em Dublin - Atenção para a porta que você entrará, pois uma porta é um local que funciona como "banco de empregos" e outra porta é para o PPS. Nada muito difícil, é só ler antes de entrar.

Passos assim que entrou no INTREO para fazer o PPS:

Vá na recepção com os documentos em mãos (geralmente tem fila)
Fila da recepção

Na recepção mostre seus documentos e diga que vai dar entrada no seu PPS
O rapaz irá lhe entregar o formulário, uma senha e vai devolver seus documentos

Senha que recebi no PPS (47 pessoas na minha frente!)

Sente se em alguma cadeira vaga ou vá até o balcão para preencher o formulário (dica: leve uma caneta, pois lá não tem. Eu, no caso, tive que pegar emprestada uma caneta).

Espere chamarem sua senha (preste atenção nos painéis luminosos: lá tem a senha chamada e o número da cabine que você deverá se dirigir)
Ao chamarem sua senha se dirija à cabine e entregue ao atendente todos os documentos e o formulário
Ele poderá confirmar alguns dados com você.
Na cabine você irá assinar num equipamento que irá registrar sua assinatura digitalmente, além de ele tirar uma foto sua (portanto vá bem ajeitada. Eu no caso tinha andando muito e estava com espinha no nariz. Imagine que beleza a foto do meu PPS). 
O atendente também te dará um papel com algumas perguntas "idiotas". Você deverá responder apenas duas. Pelo que eu entendi é para quando necessitarem confirmar que é você mesmo...acredito que ao ativar o PPS por telefone ou quando você for participar de algum programa. As perguntas "idiotas" basicamente são: qual o sobrenome da sua vó materna? qual seu esporte favorito? qual o nome da empresa em que foi seu primeiro emprego? qual o nome do meio do seu filho mais velho? qual era seu apelido de infância? Etc...
Ele irá scanniar todos os documentos e os devolverá.
Em seguida PODE IR EMBORA.

Em 3 a 4 dias úteis chega uma carta do PPS com o seu número de PPS (é essa carta que você deverá levar para abrir conta no banco) e depois de 2 a 3 dias úteis chegará seu cartão PPS (virá um número de telefone que você deverá ligar para ativar esse cartão. Não consegui ligar do meu celular, pois esse telefone é como se fosse um 0800, ou seja, é de graça).

Dica: o atendente do PPS me disse que para eu fazer a maioria das coisas eu somente preciso do meu número de PPS. O cartão somente é para ser usado em orgãos públicos. Não fique andando com seu cartão PPS e usando como se fosse o CPF no Brasil, que temos que apresentá-lo. Escreva o número do seu PPS e leve com você esse papel ou grave no seu celular.

Bem...acho que é isso.

Nos próximos posts falarei sobre internet, sobre abertura de banco, etc. Vários assuntos que à medida que eu for vivenciando vou repassando.

B.b.b.y.y.y.e

PS: Gostaria de fazer um adendo! As coisas mudam e preciso atualizar sobre este assunto. Antigamente (como descrevi acima) o estudante requeria o PPS tendo um trabalho ou não. Atualmente para o estudante obter o PPS deverá ter um trabalho. Digamos que o PPS é como se fosse o PIS do Brasil....
PS2: Mais uma mudança ocorrida - não é somente chegar lá, pegar senha e esperar. Agora você tem que fazer agendamento pelo site mywelfare.ie. Para tanto você vai ter que se registrar online mesmo e eles pediram número de celular e 2 endereços de email (sendo um deles alternativo).
Para maiores info (atualizadas) sobre o PPS dá uma conferida no seguinte link:http://www.citizensinformation.ie/en/social_welfare/irish_social_welfare_system/personal_public_service_number.html

"NÃO TENHO TRABALHO E NÃO ME CHAMAM PRA ENTREVISTA PQ NÃO TENHO PPS!!"
Sim...ouço muito estudante reclamar disso. E vejo os "jeitinhos" que dão. Os jeitinhos dão certo? Não sei. Só relato o que vejo que estão fazendo. Por exemplo:
Jeitinho 1. Marido ou esposa (tbm estudante) que trabalha pede carta ao chefe falando que é funcionário. Com a carta em mãos do marido ou esposa em mãos, mais certidão de casamento e todos os docs exigidos e diz que precisa de PPS por conta das taxas, pois marido ou esposa trabalha.
Jeitinho 2. Vai fazer um curso rápido de HACCP (por exemplo) em uma das agências de emprego e pede carta pra poder pedir PPS.
Jeitinho 3. Tá fazendo voluntariado em alguma instituição e explica que precisa de PPS pro chefe e a organização dá a carta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao