Pular para o conteúdo principal

Chip de celular - atualizado


CHIP DE CELULAR
Nas nossas primeiras horas em Dublin compramos nossos chips de telefone da Lycamobile. Depois de dias aqui descobrimos que a escola iria fornecer de graça chips da Lyca, mas já tínhamos comprado. 

Dica: Não esqueça de trazer o celular desbloqueado (eu trouxe o meu S4 e o marido o S3 desbloqueadíssimos).


Assim que compramos o chip já compramos a recarga (que se chama TOP UP) em uma loja de conveniência chamada CENTRA. (mas tem outras lojas como SPAR).Mas tem diversos jeitos de fazer a recarga. Mas atenção: essas lojas cobram uma taxa por fazer recarga. Então se você fizer o TOP UP de 10 euros, NÃO será 10 euros que você irá pagar, mas 10 euros + 50 centavos ou 11 euros. Você pode ainda recarregar indo na própria loja da operadora ou fazer pela internet (mas acho que você deverá ter conta no banco Irlandês para isso).




A recarga que fizemos funciona da seguinte maneira: você vai no caixa e pede o TOP UP na quantidade de euro que você desejar (não sei se tem um mínimo). O caixa cobra uma taxa (acho que 1 euro ou 50 cents por recarga). Então se você comprar 10 euros de TOP UP, na verdade você paga 11 euros. O caixa te dá um papel (mobile voucher) com um número PIN e, no caso da Lycamobile, você digita no seu celular asterisco 131 asterisco número PIN jogo da velha e "liga". Dica dada para a gente: Faça isso enquanto você estiver na loja, pois se der algum problema você resolve na hora (Dica: parece que resolver isso depois que você saiu da loja é MUITO mais complicado).


Após tudo isso e NÃO conseguíamos acessar a internet móvel no celular. Aí soubemos que teríamos que configurar o telefone para poder utilizar a internet em nossos celulares. O rapaz do transfer, que estava com a gente, ligou para um amigo pedindo orientações e N.A.D.A. Não conseguimos. Aí ele pesquisou no site da Lyca e N.A.D.A. Simplesmente não conseguiamos. Final da estória: tivemos que pagar 10 euros para um chinês configurar nossos telefones. Depois de quase um parto para conseguirmos acessar a internet pelo telefone, notamos que ainda estávamos com o ROAMING. 
O roaming está ativado até AGORA. Entramos numa loja de chinês e ele disse que estava em roaming por não termos nos registrado na Lycamobile (http://www.lycamobile.ie/en/). Ok. Acessei o site da Lyca e nos registrei. NADA mudou. 



Hoje (após 7-8 dias em Dublin) fazendo a correria pelo Centro, entramos na loja da Meteor e da O2 na Henry Street. As operadores de telefone que até o momento sei que tem aqui é: Lycamobile, Meteor, O2, Tesco e Vodafone (deve ter mais, mas ainda não tenho conhecimento).

Nosso intuito era parar de gastar tanto com TOP UP (em uma semana gastamos 40 euros!!!). Eu usava meu telefone para ligar para imobiliária, etc e com internet (conto mais detalhes de internet wifi em próximos posts). Para mim 5 euros não dava nem pro cheiro. Além disso queríamos internet para nosso novo apartamento (conto mais detalhes de aluguel de apartamento no próximo post).

Achamos o O2 vantajoso, então migramos do Lyca para o O2 (dê uma checada no link: http://www.o2online.ie/o2/).

 Olha que legal: se eu fizer a recarga de 20 euros por mês eu tenho 350 mensagens para celular de qualquer operadora, 65 minutos de ligações para qualquer telefone fixo ou móvel daqui, Internet ilimitada (a atendente falou que seria em torno de 7.5GB a velocidade) enquanto que o marido fez a distribuição da recarga da seguinte forma: 350 mensagens para celular de qualquer operadora, 30 minutos de ligação para telefone fixo no Brasil, 30 minutos de ligação para qualquer telefone daqui e internet ilimitada. Vamos ver o "qualé qualé" da O2, mas digo que a internet realmente é MUITO rápida.
Além disso, quando eu coloquei o chip da O2 o meu roaming simplesmente D.E.S.A.P.A.R.E.C.E.U.

Ufa!!!!!!!!!!!!!!

Depois disso somente tivemos que atualizar todos os telefones de amigos e familiares do Brasil acrescentando na frente do telefone o +55 DDD (sem o 0). Por exemplo, meu amigo "Jonas" tem o celular 9876543210 e onde ele mora o DDD é 016. Para eu conseguir falar via whatsapp eu coloquei +55519876543210 (esse exemplo é totalmente fictício).


Dica: pesquise sobre a "melhor" operadora  ANTES de vir. Converse com as pessoas que você conhece que morem aqui e veja qual operadora que elas têm, quais são os pontos "positivos" e os "negativos". Lembre-se: assim que você chegar não terá condições de fazer um "plano" de celular, portanto, veja o telefone mais adequado para pré pago que não terá condições de fazer grandes recargas e nem de fazer recargas toda hora.

Update (28/12/17). Apos um tempo na Irlanda ja trocamos de operadora varias vezes. No momento eu tenho a Eir como operadora, meu marido o Meteor e minha mae a Vodafone. Cada um tem uma necessidade, por isso de operadoras diferentes. Quer uma dica de ouro? Entre no site da Switcher e pesquise qual a operadora que mais se enquadra as suas necessidades. Esse site eh otimo para comparar planos.

Comentários

  1. Pessoas, tenho mais informaçoes sobre esse assunto. Afinal, ja fui cliente da Lyca, da Three, Vodafone e da Tesco. Falarei sobre a experiencia que tive com todas. AGUARDEM essa atualizacao.

    ResponderExcluir
  2. Nossa to precisando tanto de uma ajuda pra desbloquear, meu aparelho comprado ai... Na operadora Meteor...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao