Pular para o conteúdo principal

Não existe mais GNIB?

O GNIB era o 'visto' pra ficar na Irlanda. Agora ele foi substituido pelo IRP (Irish Residence Permit) desde o dia 11 de dezembro de 2017. Saiba mais sobre o IRP!

O que seria o IRP?
Quem precisa de IRP?
Quanto custa?
Como pedir o IRP?
Tenho GNIB e agora? Tem algum problema?

No IRP vai mostrar que voce tem permissao para ficar na Irlanda e qual o tipo de visto que voce tem. O IRP nao sera considerado cartao de identidade, mas um certificado de registro na Imigracao irlandesa. O IRP tem que ser carregado com o portador todos os momentos para ser apresentado quando requisitado. Especialmente se a pessoa deixa ou volta pra Irlanda.
O IRP sera como um cartao (do tamanho e formato do de cartao de credito) e nele constarao informacoes como: nome, foto, dia de nascimento, numero de registro, tipo de visto e microchip.


Qualquer cidado nao europeu ou suico que deseja ficar na Irlanda por qualquer razao acima de 90 dias. Para fazer o pedido do IRP a pessoa deve nao ser cidadao europeu, ter 16 ou mais anos de idade e ir ao escritorio de registro pessoalmente.
O mesmo preco que custava o GNIB: 300 euros toda vez que requisitar/renovar.

O processo de pedido do IRP sera diferente em Dublin e nas demais cidades.

Registro em Dublin
Se o registro for feito em Dublin o escritorio da imigracao mandara o IRP por correio. Por isso, eh importante fornecer o endereco correto (incluindo o Eircode). O IRP demorara de 5 a 10 dias uteis para chegar por correio. Se nao chegar dentro de 10 dias uteis a pessoa devera entrar em contato com o escritorio da imigracao. Para pedir o IRP a pessoa precisa agendar um horario.

Registro fora de Dublin
O IRP pedido nas demais cidades nao serao postadas por correio. Eles agendarao um dia para coletar o IRP pessoalmente. "Fora" de Dublin o pedido eh feito em uma Garda (Policia). Para saber qual Garda ir (caso resida fora de Dublin) clique aqui.

Para mudar ou atualizar seus detalhes
Se a pessoa mudar de endereco, tiver nome escrito de forma incorreta ou mudou de sobrenome devera entrar em contato com o escritorio de imigracao.

Nao tem. Quando precisar requisitar novamente sera o IRP que obtera.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Como não gastar muito no enxoval do bebê na Irlanda

Olá pessoas, Acredito não ter mencionado em post anterior, mas estamos esperando nossas segunda filha. Para ser exata essa semana estamos com 32 semanas. A cesaria esta agendada para dia 26 de setembro e até lá o enxoval tem que estar pronto não? Entao, como não gastar muito e deixar tudo pronto? Aqui na Irlanda mercado de produtos usados é bem forte. Tem coisas muito boas com preço muito em conta. E onde pode-se comprar produtos usados ou mesmo conseguir doacao? Adverts.ie Donedeal.ie Marketplace no Facebook Comunidades de mães brasileiras na Irlanda no Facebook Amigas Além de produtos usados há muitas coisas boas que são doadas e nesses mesmos canais onde se compra produtos usados. Além disso, converse com as amigas que tem filhos sobre o que você precisa. Muitas podem te doar, vender ou emprestar. Deixe eu exemplificar, eu queria muito nos primeiro meses dessa segunda bebê usar o berço que meio que se acopla na cama (no caso o berço se chama Nex