Pular para o conteúdo principal

Recolocação no mercado de trabalho na Irlanda - EPIC Programme


Não tem emprego na Irlanda? TEM SIM! Mas o problema é conseguir emprego sem conhecer ninguém, sem saber como funciona o mercado de trabalho irlandês, sem ter noção de como fazer seu CV, sem entender o que é a tal cover letter, sem saber por onde começar a procurar emprego....
Enfim, no começo é um turbilhão de dúvidas e o desespero bate quando você já tá comendo todo o dinheiro que trouxe, não aguenta mais distribuir e enviar CV e ninguém te liga interessado.
Antes de se desesperar vale lembrar ou se informar que tem locais que podem te ajudar nessa SAGA. Um desses programas é o EPIC Programme. Confere abaixo sobre o EPIC.

O que é EPIC programme?
É um programa voltado para imigrantes. O intuito maior é a integração dos imigrantes na sociedade irlandesa. E como eles pretendem fazer essa integração? Por meio de ajuda a preparar o imigrante a se  recolocar no mercado de trabalho.
A sigla EPIC é Employment for People from Immigrant Communities.

Então o EPIC programme me ajuda a achar emprego?
Ele te ajuda a se preparar e indiretamente te ajuda a conseguir emprego. O imigrante recebe treinamento para entender o padrão irlandês de curriculo, de cover letter e entrevista de emprego. Até fazem entrevista de emprego "de mentirinha" para você sentir como seria e para tentar colocar em prática o que aprendeu.

Quais critérios para ser elegível e participar desse programa?
Para poder participar você deve ter o STAMP4 ou ter nacionalidade europeia, morar em Dublin (acredito que engloba o Co. Dublin) e ter nível intermediário de inglês.

Como faço para saber mais e fazer a inscrição?
Você pode fazer download do formulário no site deles e enviar para o formulário preenchido para o email epic@bitc.ie OU pode deixar o formulário preenchido no escritório deles na 30/31 Lower O'Connell St.
Não tem impressora e tá com grana curta pra imprimir o formulário? Sem problemas. Geralmente eles tem formulário que você pode preencher lá mesmo!

Quando começa o programa?
Eles fornecem treinamento o ano inteiro, mas no total são 14 turmas. O primeiro começa em janeiro e o último começa em novembro. O treinamento dura 6 semanas. Sempre confira no site deles as turmas e o início de cada uma.

Mas o que exatamente eles falam ou te treinam?
Eles no treinamento falam sobre vocabulário pertinente a negócios, técnicas de escrita de CV e cover letter, abilidades: como identifica-las e descrevê-las, entrevista de emprego por telefone e pessoalmente, dicas de como se vestir pra entrevista, networking, entendendo o sistema irlandês, direitos trabalhistas, entre tantas outras coisas. Eles ainda tem treinamento de IT skills e focam no uso de work e excel.

Tem outros benefícios que eles oferecem além dos treinamentos?
Sim. Oportunidades de experiência de trabalho, aconselhamento relativo a suporte social (Social welfare por exemplo), acesso aos computadores para pesquisar emprego, entre outras coisas.

Então eles oferecem treinamento para ajudar a se preparar o imigrante a se recolocar no mercado de trabalho, certo?
Sim. Mas além disso eles também oferecem um programa quue se chama "Read for Work". Esse programa providencia experiência e trabalho, treinamento e orientação pra pessoas com sérias barreiras para conseguir trabalho. Que sérias barreiras seriam essas? Pessoas com doença memtal, problemas com vícios, morador de rua, etc.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Como não gastar muito no enxoval do bebê na Irlanda

Olá pessoas, Acredito não ter mencionado em post anterior, mas estamos esperando nossas segunda filha. Para ser exata essa semana estamos com 32 semanas. A cesaria esta agendada para dia 26 de setembro e até lá o enxoval tem que estar pronto não? Entao, como não gastar muito e deixar tudo pronto? Aqui na Irlanda mercado de produtos usados é bem forte. Tem coisas muito boas com preço muito em conta. E onde pode-se comprar produtos usados ou mesmo conseguir doacao? Adverts.ie Donedeal.ie Marketplace no Facebook Comunidades de mães brasileiras na Irlanda no Facebook Amigas Além de produtos usados há muitas coisas boas que são doadas e nesses mesmos canais onde se compra produtos usados. Além disso, converse com as amigas que tem filhos sobre o que você precisa. Muitas podem te doar, vender ou emprestar. Deixe eu exemplificar, eu queria muito nos primeiro meses dessa segunda bebê usar o berço que meio que se acopla na cama (no caso o berço se chama Nex