Pular para o conteúdo principal

Child benefit na Irlanda

Olá pessoas!

E aqui estou eu de novo. Perceberam que hoje tem alguém SUPER me ajudando com a baby...além da baby estar dormindo como um anjo. Então consegui ter tempo de alimentar meu blog para ajudar quem passa ou passará pela mesma situação que estou passando: com baby na Irlanda.

Bem, neste post falarei sobre o Child Benefit. O que é isso? Como posso pedir?

Em post passado falei sobre a certidão de nascimento de seu baby na irlanda. Assim que você vai no cartório pedir o Birth Certificate eles dã entrada no PPS e passam suas informações para o órgão responsável pelo Child Benefit.

Depois de alguns dias (acho que cerca de 10 dias úteis) que você deu entrada no Birth certificate (certidão de nascimento), chegará na sua casa um formulário pré preenchido. Você ou termina de preencher no próprio formulário ou pode fazer isso online. Confesso que por alguma razão não consegui fazer online.

O que é o Child benefit que você tanto fala?
É um pagamento feito para pais de crianças menores de 16 anos ou até 18 anos se a criança estiver estudando. Em caso de gêmeos será pago 1.5 vezes o que seria pago a UMA criança.

Quanto eu receberei?
Eles pagam 140 euros por mês para uma criança.

Como eu recebo esse dinheiro?
Você pode escolher receber por transferência bancária (como eu fiz...acho mais prático) ou por pegar esse dinheiro numa agência dos correios mais próxima à sua casa.

Bem. Depois que eu enviei o formulário, demorou algum tempo para chegar uma carta falando QUANDO eu ia começar a receber o dinheiro e quanto seria!

Simples assim!

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida é só escrever!

Tem algum assunto que NÃO abordei ainda e que gostaria de mais info?


Comentários

  1. Olá, sou brasileira e cidadã européia (italiana) Tenho uma filha de 1 ano. Meu irmão mora na Irlanda há 4 anos e pretendo morar perto dele com a pequena, mas como a creche em Dublin é muito cara para eu ir pagando até tirar os docs e conseguir um emprego, avaliei ser melhor aguardar ela completar 4 anos e estudar gratuitamente. Porém, lendo esse post e o mais recente que publicou sobre subsídio de creche antes do ECCE, você acha que daria para juntar os dois benefícios da pagar uma creche full time para uma bebê de 2 anos? Detalhe: sou separada, para trabalhar eu pre-ci-so colocá-la em uma escola. Se tiver um tempinho, por compartilhar comigo o que acha desse plano de vida? Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Laura. A creche seria de graca por 3 horas diarias caso ela tenha 2 anos e 8 meses completos no mes de setembro. Como minha primeira filha nao tinha 2 anos e 8 meses completos setembro do ano de 2018 (ela faz aniversario comeco de marco), ela somente tera direito setembro deste ano. Infelizmente nao tem como juntar os 2 beneficios. Ja conversei com a escola dela sobre isso. O que pode acontecer eh voce ter 3 horas semanais e pagar a diferenca das horas a mais que ela ficar. No meu caso achei uma creche boa, perto de casa, que da refeicao pra ela e pago 60 euros por semana para ela ficar 3hrs por dia por 5 dias na semana. A questao da creche eh procurar bem. Veja direitinho quando ela teria direito e tento vir na epoca que, pelo menos, voce tem as 3hrs por dia de ajuda na creche.Parece que agora tem esquema novo. Preciso ler melhor, mas sinceramente nao acho que muda tanto assim.

      Excluir
    2. Laura, deixo aqui o link do novo esquema que vai comecar em outubro deste ano: https://ncs.gov.ie/parent

      Excluir
  2. O Child benefit...demora mais ou menos um três meses?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao