Pular para o conteúdo principal

Certidão de nascimento na Irlanda

Olá pessoas.

Fiquei de publicar sobre como fazer a certidão de nascimento do seu bebê nascido na Irlanda, especificamente Dublin.

Ok! Vou contar como foi meu caso:

Baby nasceu no Hospital Rotunda. Enquanto eu e a minha baby estávamos internadas uma funcionária veio e coletou informações como meu nome, país em que nasci, profissão, data de nascimento (os mesmos dados do pai da criança foram coletados), o nome da criança e a data de nascimento.

Essa mesma funcionária te avisa QUANDO você poderá ir no Cartório para requerer a certidão de nascimento (Birth Certificate) da baby e te dá um cartão com o endereço do cartório.
Você tem até 3 meses para ir requerer a certidão de nascimento. Eu fiz assim que pude! Não gosto de deixar as coisas pra depois.

A certidão de nascimento é necessária, por exemplo, para pedir o passaporte, para a criança ir na escola, etc.

Quer saber o endereço do cartório? Clique aqui.

O que levamos de documento: PPS, nossos passaportes, certidão de casamento (no caso traduzida, pois casamos no Brasil) e um comprovante de endereço. Confesso que nem olharam todos os documentos que levamos, mas não queríamos perder viagem.

Chegamos lá no cartório, o atendente perguntou nosso nome ou o nome da baby e a data de nascimento da baby. Todos os dados estavam lá já! Ele pediu que aguardássemos.

Acho que esperamos de 15 a 30 minutos. Um atendente chamou numa salinha. Pediu mais alguns dados. Nos mostrou a tela do computador para confirmarmos os dados. FAçA isso com atenção! Pois acredito que depois você terá que pagar SE tiver que corrigir qualquer dados DEPOIS que já tiver a certidão de nascimento do baby nas mãos e somente depois notar que tem erro (como por exemplo nome escrito errado, sobrenome, ou qualquer outro dado).
Li com MUITA atenção e SIM, o atendente tinha escrito ERRADO. Corrigiu e eu pedi para olhar DE NOVO. Ok! Agora estava ok! Ele pergunta quantas cópias você quer. Isso terá custos...não saia pedindo um milhão de cópias, hein?

Custo - cada cópia tem o custo de 20 euros

Depois saímos da salinha e voltamos para a sala de espera. Em poucos minutos nos chamaram. Pagamos e voilá! estávamos com a certidão da baby em mãos.


Dados que aparecem na certidão de nascimento da baby:

  • Sobrenome da criança
  • Nome da criança
  • Horário, data e lugar de nascimento da baby
  • Sexo da baby
  • Nome completo dos pais
  • Nome dos pais ANTES do casamento
  • Ocupação/profissão dos pais
  • Endereço dos pais
  • Data de nascimento dos pais
  • Estado civil dos pais
  • PPS dos pais
  • Sobrenome de solteiro das mães dos pais

OBS1: Assim que você faz a certidão de nascimento, o próprio cartório já dá entrada no pedido de PPS da baby. Em alguns dias chega a carta pra baby com o número do PPS.

OBS2: Outra coisa que o cartório da entrada para você (sem você precisar pedir que eles o façam) é no benefício CHILD BENEFIT. Explicarei melhor no próximo post.

PRÓXIMOS POSTS: Ahhhh, próximos posts falarei sobre o Medical Card para a criança (SIM! Ela tem direito ao medical card até 6 anos de idade), sobre a vacinação, sobre a certidão de nascimento portuguesa (para quem dupla cidadania como eu) e sobre o passaporte irish da criança. UFA...muita coisa pra informar.

Entonces é isso, pessoas!

Até os próximos posts!


Comentários

  1. Ola... eu fiz a certidão da minha baby, mais só depois de dias percebi que o sobre nome do meu esposo foi escrita errada. Ouvi falar que eles não corrigem, nem se eu pedir... É preciso da certidão correta porque para fazer o passaporte dela não pode estar nada errado. Será que eles corrige?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada pelas dicas maravilhosas. Depois de ter seu bebê, qual foi o prazo pra ir no cartório buscar a certidão de nascimento? Podia ir no dia seguinte, por exemplo ou teve um prazo de espera? Obrigada :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Como não gastar muito no enxoval do bebê na Irlanda

Olá pessoas, Acredito não ter mencionado em post anterior, mas estamos esperando nossas segunda filha. Para ser exata essa semana estamos com 32 semanas. A cesaria esta agendada para dia 26 de setembro e até lá o enxoval tem que estar pronto não? Entao, como não gastar muito e deixar tudo pronto? Aqui na Irlanda mercado de produtos usados é bem forte. Tem coisas muito boas com preço muito em conta. E onde pode-se comprar produtos usados ou mesmo conseguir doacao? Adverts.ie Donedeal.ie Marketplace no Facebook Comunidades de mães brasileiras na Irlanda no Facebook Amigas Além de produtos usados há muitas coisas boas que são doadas e nesses mesmos canais onde se compra produtos usados. Além disso, converse com as amigas que tem filhos sobre o que você precisa. Muitas podem te doar, vender ou emprestar. Deixe eu exemplificar, eu queria muito nos primeiro meses dessa segunda bebê usar o berço que meio que se acopla na cama (no caso o berço se chama Nex