Pular para o conteúdo principal

Medical Card

Olá pessoas

Quer saber como aplicar para o Medical Card? Então esse post pode te ajudar.



Se tiver dicas práticas sobre o assunto compartilhe nos comentários. O intuito é ajudar quem pudermos com informações utéis.
A aplicação do medical Card pode ser online. Eles avaliam se o ganho familiar é compatível para ter o medical Card.
Não tem certeza se tem direito ao medical card?? Aplique mesmo assim. Como já fizemos: o NÃO você já tem!
Eles não somente avaliam os ganhos, mas também os gastos, como com creche ou outro tipo de gasto com childcare.

Quais ganhos tenho que incluir quando aplicar pro medical Card?

  • Pagamento de social welfare
  • Salário
  • Ganhos com investimentos e poupança
  • Ganho de aluguel (até em casos que você aluga quarto)
Quais gastos devo incluir na minha aplicação?
  • Gastos com childcare
  • Aluguel
  • Empréstimo pra compra de casa
  • Custo de locomoção pro trabalho

Portanto não avaliam SOMENTE seus ganhos, mas também avaliam seus gastos! Muitas vezes você tem direito a ter medical Card e não sabe!


 Que documentos devo escanear?
Todo documento que comprove todo ganho e todo gasto que você diz ter: holerites, contrato de aluguel (ou bank statement), recibo de pagamento da creche (ou carta do provedor de childcare falando quanto você paga por semana), comprovante de gasto com locomoção pro trabalho (tem que ter um documento provando o endereço do seu empregador e mostrar a distância da sua casa até o trabalho, se dirige até trabalho escaneie o registration number do seu veículo e se usa ônibus/trem reúna provas de recibos que você usa pra semana/mês), etc. Os documentos de gastos devem ser dos últimos 3 meses. Quanto ao de ganho deve ser o holerite mais recente. Todos documentos escaneados você fará upload deles na sua aplicação online. 
Dessa forma, ANTES de aplicar separe TODOS os documentos e escaneie.


Como eles verificam meus ganhos versus gastos?

Eles avaliam com base em 3 valores:

  1. Basic rate
  2. Quantia alocada a cada dependente
  3. Quantia com gastos
Os 3 valores são então adicionados.

Para você ter ideia do valor "máximo" para voce ter direito ao medical Card:

Valor de Basic rate + valor por dependente + valores com gastos = valor que você pode ganhar por semana para se qualificar para o medical card


Quer saber qual seu Basic rate? Olhe a lista abaixo. Depende da idade, estado civil, se tem crianças, etc.

Basic rates:
  • Single person living alone aged up to 65: €184 for medical card and €276 for GP visit card
  • Single person living alone aged 65 and over: €184 for medical card and €276 for GP visit card
  • Single person living with family aged up to 65: €164 for medical card and €246 for GP visit card
  • Single person living with family aged 65 and over: €173.50 for medical card and €260 for GP visit card
  • Married, co-habiting couple/single parent family aged up to 65 with dependents: €266.50 for medical card and €400 for GP visit card
  • Married, co-habiting couple/single parent family aged over 65 with dependents: €298 for medical card and €447 for GP visit card
Additional rates for dependants
  • First two children under 16 financially dependent on applicant: €38 for medical card and €57 for GP visit card
  • 3rd and subsequent children under 16 financially dependent on applicant: €41 for medical card and €61.50 for GP visit card
  • First two children over 16 financially dependent on applicant: €39 for medical card and €58.50 for GP visit card
  • 3rd and subsequent children over 16 financially dependent on applicant: €42.50 for medical card and €64 for GP visit card
  • A dependent over 16 who is in full time 3rd level education, not grant aided: €78 for medical card and €117 for GP visit card

Exemplo

João é solteiro, sem filhos, vive em uma acomodação alugada e paga 800 euros por mês. Eles dirige pro trabalho 5 vezes na semana. 

Basic rate allowance

€184
Fixed amount applied to single person
living alone aged below 65

Dependentes

n/a

Aluguel por semana

€184.62

Deslocamento casa-trabalgo

€27
Calculated on distance travelled
 to work at 18c per kilometer.

Qualifying Financial threshold

€395.62

SE João tem um ganho de ATÉ o valor de €395.62 ele tem direito ao medical Card.  

Como faço pra aplicar?

Entre no site, cried sua conta, tenha em mãos o seu PPSN, sua data de nascimento e tenha seus documentos escaneados.

Quanto tempo demora pra sair a resposta?
15 dias úteis!

Espero ter ajudado! Boa sorte 🍀

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao