Pular para o conteúdo principal

Ferias em Kos - Grecia com um toddler

Ola pessoas,

Sempre me desculpando por me afastar, nao? Mas sempre volto.

Final de maio fomos para Kos - uma das ilhas gregas em ferias de familia: marido, toddler de 2 anos e 3 meses e eu gravida de 5 meses.

Venho aqui contar umas dicas para quem for tambem ou para quem ainda nao decidiu pra onde iria com filho pequeno.



Topico 1 - Voo
Tem voo direto de Dublin - Kos e a duracao do voo eh de 4h e meia. O voo foi bem estressante. Foi voo diurno para ir e noturno para voltar. O diurno foi um horror: a minha pequena eh muito ativa e foi uma maratona fazer ou ela nao chorar, nao dar escandalo, nao sair correndo pelo aviao. Levei livrinhos e brinquedos "novos" e mesmo assim ela ficou bem estressada. No voo noturno foi menos estressante. Ela dormiu, mas ficou irritada pelo fato de nao conseguir se esticar como se estivesse numa cama.
Enfim, eu escolheria um destino com menos duracao de voo. Exemplo disso eh Majorca (Mallorca) - duracao de voo eh entre 2h e meia e 3 horas.

Topico 2 - Hotel
Ficamos em Hotel 3 estrelas chamado Niriides, que fica na praia de Psalidi (nao tao longe de Kos Town). Nao me atentei ao fato de nao ter playground (o que pra mim ajudaria muito) e nem ao fato de que eram camas de solteiro nos quartos. Eu fiz upgrade para 2 Bedroom Apartment (Apartamento de 2 quartos), mas nos 2 quartos tinha 2 camas de solteiro. Minha pequena nao dorme no berco (na verdade nunca gostou) e dormimos todos juntos em 2 camas de solteiro que mesmo juntadas ainda ficava um vao no meio. Minha coluna gritou! E mesmo eu dormindo sozinha com a pequena num quarto e marido em outro...a pequena eh folgada e espacosa e eu acaba indo parar no vao do apartamento.
Bom tambem se atentar ao fato de que a maioria dos hoteis em Kos (na verdade acho que na Grecia mesmo) cobram adicional para voce usar o ar condicionado (sim! teriamos que pagar 6 euros o dia para usarmos o ar condicionado).

Topico 3 - Praias
A maioria das praias de Kos nao sao praias de areia branca e fofinha, mas praia de pedras. Nao que seja ruim, mas acho que com crianca pequena seria mais proveitoso uma praia com areia mais fofa para ela brincar. Tivemos que comprar aquele sapato para praia/agua para poder "brincar" nas praias com mais conforto.
A agua de Kos era tao clara, transparente, com um azul/verde maravilhoso e nao era quentinha, mas nada que nao de o choque inicial de agua fria (nao congelante) e depois o corpo acostumar.
Uma dica legal de praia eh alugar um carro (30 eros por dia) e ir para Paradise Beach! Um lugar lindo! Com watersports, praia com areia branca e fofinha, com restaurante/bar, tem "casinhas" de madeira para voce se trocar se precisar e tem ducha.
Uma coisa a se atentar eh que as praias, se voce quiser usar as cadeiras de praia (que ja estao dispostas na praia com guarda sol) voce tem que pagar uns 3 a 4 euros por pessoa. Tem restaurantes que se voce consumir algo la voce pode usar as cadeiras de praia/guarda sol sem custo adicional.



Topico 4 - Waterpark
Infelizmente nao tivemos tempo de ir no Lido Water Park, mas ja ouvi boar recomendacoes. No site voce ve que tem opcoes no Park para criancas pequenas!

Topico 5 - Aluguel de bicicletas
Em Kos tem uma ciclovia que vai circundando as praias. Vale bem a pena alugar a bicicleta e sai super barato (5 euros o dia). Tem a opcao de alugar bicicleta com a cadeirinha na frente (caso a crianca seja menor), a cadeirinha atras, bicicleta que tem conectado um carrinho onde a crianca vai e bicicleta que tem conectada uma bicicletinha (casos de criancas um pouco maiores). Acredito que totas as bicicletas venham com cestinhas, o que ajuda a carregar a bolsa com as coisas da praia.

Topico 6 - Excursao de barco
Fomos em excursao de barco que visitava 3 ilhas - Pserimos, Kalymnos & Plati (preco: 28 euros cada - crianca nao paga) que era o dia inteiro (onibus passou na frente do Hotel as 8h30 e nos deixou no Hotel as 18h). Eu nao teria feito esse passeio com uma crianca como a minha. Provavelmente teriamos aproveitado mais indo no Water Park.
O passeio em si eh bom, as ilhas sao lindas, o trajeto eh lindo, tem uma area onde tem golfinhos. Tem almoco incluso numa das paradas e uma fruta na outra parada. No final do trajeto tem danca grega! Mas foi extremamente cansativo, pois minha pequena ficou gritando uma boa parte do trajeto e nao tinha como ir embora (voce se sente "preso" no meio do mar).



Topico 7 - Aeroporto de Kos
Aeroporto pequeno e com pouco estrutura. Nosso voo era no Gate 3: tinha poucos assentos para sentar, maioria das pessoas teve que sentar no chao, e mesmo assim nao coube na sala metade dos passageiros. Os banheiros sao horriveis, uma das cabines a mulher deu a descarga e eu pensei que ia explodir o banheiro.

Topico 8 - Outros
Brinquedos de praia - Nao se preocupe com brinquedos de praia que la tem muitas lojas disso!
Farmacia - se atente que aos domingos as farmacias fecham. Digo isso, pois precisei da farmacia no domingo. Eu levei uma bisnaga minuscula de pomada de bumbum pra minha pequena e fiquei 2 dias fazendo milagre com essa bisnaga. Eu fui em mercados procurar pomada de bumbum e somente farmacia pode vender esse tipo de produto.
Comida/Restaurantes - a comida eh barata e muito gostosa. Tem iogurte e feta em muitos dos pratos. Tem uma limonade deliciosa la! Tem uma padaria em Kos Town que tambem vende um sorvete delicioso que vale a pena ir. Foi dificil de saber o que comprar la! Tudo enche os olhos! E o que comemos estava de pedir bis. O nome da padaria eh "Special". Nao eh a toa que ta como numero 1 no Tripadvisor.

Voltaria para Kos? Com certeza! Os dias passaram rapidos e adoramos o local. Todo dia estavamos caminhando, andando de bicicleta, conhecendo lugares novos, aproveitando as praias, indo em restaurantes diferentes e experimentando novos pratos. Apesar de um estresse aqui ou ali com a pequena, ela aproveitou muito e podemos que tambem aproveitamos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Como não gastar muito no enxoval do bebê na Irlanda

Olá pessoas, Acredito não ter mencionado em post anterior, mas estamos esperando nossas segunda filha. Para ser exata essa semana estamos com 32 semanas. A cesaria esta agendada para dia 26 de setembro e até lá o enxoval tem que estar pronto não? Entao, como não gastar muito e deixar tudo pronto? Aqui na Irlanda mercado de produtos usados é bem forte. Tem coisas muito boas com preço muito em conta. E onde pode-se comprar produtos usados ou mesmo conseguir doacao? Adverts.ie Donedeal.ie Marketplace no Facebook Comunidades de mães brasileiras na Irlanda no Facebook Amigas Além de produtos usados há muitas coisas boas que são doadas e nesses mesmos canais onde se compra produtos usados. Além disso, converse com as amigas que tem filhos sobre o que você precisa. Muitas podem te doar, vender ou emprestar. Deixe eu exemplificar, eu queria muito nos primeiro meses dessa segunda bebê usar o berço que meio que se acopla na cama (no caso o berço se chama Nex