Pular para o conteúdo principal

Um caso de aborto espontaneo na Irlanda

Ola pessoas,

Este post nao eh muito feliz, mas espero que seja informativo.



Recentemente descobri que estava gravida de meu segundo filho e nao quis comentar com quase ninguem somente com amigos muito proximos. Meus planos era expor a gravidez depois das 12 semanas. No dia 24 eu marido resolvemos contar somente para os familiares e foi uma alegria so.Mas no dia de Natal (25 de Decembro) eu comentei com uma amiga que estava tendo sangramento. Ela me lembrou do D-doc (olhe o post falando sobre este servico).
Liguei no D-doc (telefone: 1850 22 44 77 ) e eles me informaram que uma enfermeira iria me ligar. Em menos de 5 minutos recebi a ligacao que esperava. A enfermeira me orientou a ir no Rotunda (hospital) e assim o fiz.


Chegando no Rotunda esperei nao mais que 15 minutos. A primeira coisa que me pediram foi uma amostra de urina e em seguida ja fui pruma salinha. La me fizeram diversas perguntas. O primeiro teste de gravidez que fizeram na minha urina deu negativo, mas como eu mencionei que ja tinha feito 3 testes antes eles refizeram o teste e deu positivo (mas com uma linha bem apagada).
O que acontece aqui na Irlanda eh que tanto no medico quanto na emergencia do Hospital o teste que fazem eh o de urina. O proprio medico do consultoio e a propria enfermeira do Hospital me falaram que o teste eh dos 'baratinhos'. Que o teste do Clear Blue detecta gravidez no estagio inicial.

 

Apos ter mencionado que eu estava com sangramento e com coagulos me disseram que era um sinal pessimo. O sangramento se chama spotting e com coagulos se fala spotting with clots. O spotting pode ser brownish (amarronzado) spotting ou blood (vermelho-sangue) spotting (ou pode falar bleeding mesmo).


Eu confesso que tive um sangramentinho (uma semana antes do Natal), mas muito pouco e fui no medico pela primeira vez para saber o que podia estar acontecendo e para comecar meu acompanhamento. Mas como eu ja disse, o teste que o medico tem no consultorio eh dos baratinhos e nao detectou minha gravidez, ja que estava no comeco. Ou seja, ele disse que nao poderia fazer NADA. Que era pra eu esperar mais umas 2 semanas que o teste daria positivo. Oi? Entao se eu estiver em risco de aborto (em ingles aborto eh miscarriage) eu nao poderia ser cuidada porque o teste baratinho deles nao detectou minha gestacao?


No mesmo dia eu fiz em casa o teste da Clear Blue e deu positivo novamente. Pois eu achei que estava "louca" achando que estava gravida. Fiquei mais tranquila. Erro meu. Eu deveria ter ligado pro D-doc assim que comecei a sangrar novamente. Demorei demais pra agir ja que pro Sistema de Saude eu nao estava gravida. Nao eh porque o teste de gravidez deu positivo que a gravidez esta ocorrendo bem. Mesmo em mulheres que tiveram aborto recentemente o teste da positivo, pois o beta HCG demora um tempo pra sair do corpo da mulher.



Voltando ao Hospital. Apos coletarem a urina, refazer o exame de gravidez e no segundo detectar que eu estava gravida, coletaram meu sangue e chamaram um medico para realizacao de exame de ultrassonografia. Nisso fiquei quase uma hora esperando na sala de exame e rezando que algo bom fosse detectado no ultrassom. E o sangramento nao parava.


O medico fez o ultrassom transvaginal e nao viu exatamente NADA no meu utero. Quando o medico me falou isso, eu na hora dei um pulo e olhei a imagem, que ate entao eu estava ainda rezando para que ele me falasse algo bom. Fez um smear test (Papanicolau) em mim e pediu que eu voltasse em 2 dias. O termo que a propria enfermeira usou foi: infelizmente nao temos o que fazer e voce ficara no limbo por enquanto (sem saber o que esta realmente acontecendo, por isso ela usou o termo limbo).



O que acontece em seguida: depois de 2 dias de te ido a emergencia do Rotunda eu fui no Departamento de Early Pregnancy do Rotunda e uma nova amostra de sangue foi coletada. A midwife (enfermeira especialista em cuidado de mulheres gravidas e especialista em parto) coletou meu sangue, me disse o valor de beta HCG do primeiro exame de sangue e confirmou que nao era um bom numero. No mesmo dia disse que me ligaria para falar o resultado. Bingo! Meio dia eu saia do Rotunda e as 3 da tarde ela me ligou. O primeira exame o valor de beta HCG deu 100 e poucos e no segundo deu somente 19! Aborto confirmado! O que vem em seguir? Pediu para dentro de uma semana fazer exame de gravidez e se desse positivo era pra eu ligar pra ela.



Infelizmente a gente ja sabe que algo estranho esta acontecendo. Inicialmente ja achei estranho o medico nao detectar minha gestacao, depois no dia que sai do consultorio medico e fiz o exame novamente deu 'Pregnant/1-2 weeks', sendo que nao era pra eu estar com 1-2 semanas. Depois sangramento intenso com coagulos. No Hospital deu negativo e o segundo teste deu uma linha muito fraca (ou seja, nivel de beta HCG baixa), sendo que eu estava com 6 semanas de gestacao.

Ouvindo relatos de outras pessoas que sofreram aborto espontaneo aqui na Irlanda dependendo do caso a enfermeira/medico pode dar tres opcoes para "limpar" o corpo dos resquicios da gestacao que nao se desenvolveu: opcao 1. esperar o corpo se auto-limpar, opcao 2. tomar remedio para induzir essa limpeza ou opcao 3. fazer a curetagem. No meu caso nao me deram opcao, pois eu sangrei bastante por quase 1 semana.


Apos sofrer um aborto varias coisas vem a mente. Quais sao as chances de uma pessoa ter aborto? Quais as causas? Fiz algo errado? Quando posso engravidar novamente? Sera que terei um novo aborto se eu tentar? Sera que tem algo errado com meu organismo?



Fui premiada, pois 2 em cada 10 futuras mamaes tem aborto. Metade dos casos de aborto eh por conta de alteracao cromossomica (ou seja, o feto apresentava problemas geneticos). Outras causas pode ser:
- Baixa producao de progesterona
- Alto consumo de cafeina
- Consumo de alcool, fumo ou drogas durante a gravidez



Quando tentar engravidar novamente?
Ja que a maioria dos abortos eh ao acaso, ter tido um aborto nao quer dizer que a proxima gravidez ocorrera em aborto tambem. Agora se a mulher ter dois abortos seguidos, a chance de um novo aborto aumenta. A maioria dos medicos nao pedem testes geneticos, ou investigam problemas no utero ou hormonal antes de a mulher ter 3 abortos.


Eu li hoje um artigo que recomendava que a mulher guardasse os coagulos do sangramento e mantesse em solucao salina (dos de lentes de contato) e levasse ao medico para analises. Eu fiz isso quando fui coletar a segunda amostra de sangue e a midwife falou que eles nao investigam em casos como o meu.

Tem uma associacao na Irlanda que se chama The Miscarriage Association of Ireland. Caso queira mais sobre o assunto tem tambem o link do HSE.

Acompanhe os posts pelo Facebook: https://www.facebook.com/brazil2dublin/ e de um like na nossa pagina!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Como não gastar muito no enxoval do bebê na Irlanda

Olá pessoas, Acredito não ter mencionado em post anterior, mas estamos esperando nossas segunda filha. Para ser exata essa semana estamos com 32 semanas. A cesaria esta agendada para dia 26 de setembro e até lá o enxoval tem que estar pronto não? Entao, como não gastar muito e deixar tudo pronto? Aqui na Irlanda mercado de produtos usados é bem forte. Tem coisas muito boas com preço muito em conta. E onde pode-se comprar produtos usados ou mesmo conseguir doacao? Adverts.ie Donedeal.ie Marketplace no Facebook Comunidades de mães brasileiras na Irlanda no Facebook Amigas Além de produtos usados há muitas coisas boas que são doadas e nesses mesmos canais onde se compra produtos usados. Além disso, converse com as amigas que tem filhos sobre o que você precisa. Muitas podem te doar, vender ou emprestar. Deixe eu exemplificar, eu queria muito nos primeiro meses dessa segunda bebê usar o berço que meio que se acopla na cama (no caso o berço se chama Nex