Pular para o conteúdo principal

European Health Insurance Card-EHIC: o que é? Tenho direito a ter um?

Olá pessoas! Hoje é dia de chuva de post!

Gostaria de falar sobre o EHIC! Tenho um, marido com STAMP4EUFAM também tem e vou dar entrada com pedido pra minha baby.

A primeira coisa: o que é o EHIC?
É Cartão de Seguro Saúde Europeu (numa tradução esdrúxula). Ele existe na UE desde 2004. Permite ao seu portador acesso ao serviço de saúde em qualquer país da EU,Suiça, Noruega, Islândia caso esteja doente ou com injúria enquanto estiver visitando o país.

Posso pedir esse cartão? Tenho direito?
Sim, caso você seja um residente da Irlanda (ou provavelmente de outro país da Europa, mas volto as info pras pessoas que aqui residentes).
É considerado residente o indivíduo que mora na Irlanda por pelo menos 1 ano ou que pretende morar aqui por ao menos 1 ano.

Pergunta importante:Quanto custa para eu ter esse cartão?
NADICA.

Onde eu peço o cartão?
Vá no HSE mais próximo ou entre no www.ehic.ie
Um detalhe: só quem medical card ou tá no drug scheme que pode fazer toda a aplicação online.

E se eu me machucar ou ficar doente no outro país enquanto eu estiver viajando?
Só apresentar o cartão no centro de tratamento público mais próximo. O cartão não cobre atendimento em serviços particulares. Acesse o site do ehic.ie para ter mais detalhes dos serviços disponíveis em cada um dos países da UE. Por isso se for viajar dê uma checada primeiro no site. Porque o sistema público de saúde muda MUITO de um país pro outro e dependendo do país que você for seria importante fazer um seguro de viagem.

Quanto tempo leva pro cartão chegar em casa depois que eu der entrada com o pedido?
Demora 10 dias úteis após você dat entrada com o pedido. E se vcê for viajar e NÃO der tempo desse cartão chegar você pode pegar um Temporary Replacement Certificate e você pode usar esse certificado na viagem. Mas atenção que esse certificado somente é válido por tempo curto. Enquanto que o cartão é válido por 4 a 5 anos. Depois disso você tem que renovar. É fácil. É só or no HSE mais perto ou no próprio site do ehic.ie


Comentários

  1. Olá, adorei o blog, confesso que li boa parte dos posts haha
    Em breve tbm irei para a Irlanda, e acho que vou passar pelos mesmos processos que você. Também tenho cidadania portuguesa e irei com o meu marido, também não tenho filhos e pretendo ter na Irlanda, também pretendo tirar a habilitação que, aliás, foi por causa dela que achei o seu blog, muito bem explicado e detalhado. Parabéns pelo blog e parabéns pela sua baby =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz de ler isso. Confesso que gostaria de postar mais! Estou aberta a sugestões de post, rs.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Não entendi como consigo o cartão, sou cidadão português e vou morar na Suécia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe por demorar a responder Savin. Pesquisando rapidamente eu achei a seguinte resposta no site fornecido abaixo.

      Do I need an EHIC for travel in the Nordic countries?
      No, you do not need the European Health Insurance Card for travel within the Nordic countries. To receive essential health care, it is sufficient to show an ID and provide your home address in Sweden. If your child needs essential health care, they must have their own ID.

      https://www.forsakringskassan.se/privatpers/resa_arbeta_studera_eller_fa_vard_utomlands/resa_utomlands/!ut/p/z0/04_Sj9CPykssy0xPLMnMz0vMAfIjo8ziTTxcnA3dnQ283b3DDAwcXZ1cQ70cTdz9gs30g1Pz9AuyHRUBvHWjHA!!/

      Mas se quiser ter o EHIC de qualquer forma, voce pode aplicar online pelo seguinte site:
      https://www.hse.ie/eng/services/list/1/schemes/ehic/apply/

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Como não gastar muito no enxoval do bebê na Irlanda

Olá pessoas, Acredito não ter mencionado em post anterior, mas estamos esperando nossas segunda filha. Para ser exata essa semana estamos com 32 semanas. A cesaria esta agendada para dia 26 de setembro e até lá o enxoval tem que estar pronto não? Entao, como não gastar muito e deixar tudo pronto? Aqui na Irlanda mercado de produtos usados é bem forte. Tem coisas muito boas com preço muito em conta. E onde pode-se comprar produtos usados ou mesmo conseguir doacao? Adverts.ie Donedeal.ie Marketplace no Facebook Comunidades de mães brasileiras na Irlanda no Facebook Amigas Além de produtos usados há muitas coisas boas que são doadas e nesses mesmos canais onde se compra produtos usados. Além disso, converse com as amigas que tem filhos sobre o que você precisa. Muitas podem te doar, vender ou emprestar. Deixe eu exemplificar, eu queria muito nos primeiro meses dessa segunda bebê usar o berço que meio que se acopla na cama (no caso o berço se chama Nex