Pular para o conteúdo principal

Como tirar carteira de motorista - parte 2

Olá pessoas,

Estava devendo a parte 2 - como pegar a CNH irlandesa permanente (Full Driver License).

Vamos recapitular,

Com a Learner Permit (CNH provisória) em mãos....

Com o pedido de exceção de espera dos 6 meses....

Fomos até uma auto escola e pagamos as 12 aulas.

Dicas de direção:
- Não cruzar as mãos no voltante - tem que dirigir como um idoso (imagine que o volante está dividido ao meio, sua mão esquerda deve ficar somente na parte esquerda do volante). Todo e qualquer movimento no volante deve ser feita desse jeito. Não pegue no volante "por dentro", mas sempre "por fora"
- Andar o máximo possível à esquerda da rua (claro que ao avistar um carro estacionado, fique uma distância de uma porta aberta do carro. Entretanto fique esperto, pois para dar essa distância de uma porta pode ser que você tenha que cruzar a linha branca do meio da rua. Caso você necessite fazer isso, deverá sinalizar para a direita e depois para a esquerda ao retornar ao centro de sua faixa)
- Antes de sinalizar que você vai virar olhe o retrovisor e o espelho lateral (se for virar à esquerda você olhará o retrovisor e o espelho esquerdo e SOMENTE APÓS isso que você "dará seta" para a esquerda)
- Quando " for virar", reduza a velocidade, engata a segunda marcha e não exceda a velocidade de 20km/h. Tente permanecer o máximo do carro à margem esquerda (claro que não subindo ou "pegando" a calçada)
- Caso o avaliador te peça para virar à direita ao sinal e tem 3 faixas a rua e você está na faixa mais à esquerda possível, vá primeiro para a faixa do meio e DEPOIS para a faixa da direita. Perceba que em movimento "maiores"...mais "expansivos" como esse, além desse cuidado de ir "em etapas" para a faixa que você quer ir, você tem que dar uma "olhadinha" por cima do ombro (no caso seria dar uma olhadela à direita) para enxergar qualquer coisa que não apareceria no "ponto cego" do espelho lateral
- Quando for virar o carro, posicione-o corretamente. Imagine que as linhas de ambas as ruas (ou caso não tenha linha...imagine uma linha no meio da rua que você está e no meio da rua em que você irá virar) continuassem. O carro deve ficar parada BEM no cruzamento dessas linhas. Acredito que fica mais fácil de visualizar olhando a figura abaixo. Além disso, quando estiver no processo de virar NÃO "toque" a linha branca.


- Na rotatória (roundabout) algum cuidados devem ser tomados também. Primeiro o posicionamento do carro (qual faixa ficar ou qual o lado da rua posicionar o carro) e a sinalização ("as setas"). Nos esqueminhas (os asteriscos querem dizer "dar seta") abaixo você consegue visualizar melhor isso. Se você for virar na primeira saída, o carro deve estar na faixa esquerda e sinalizando que vai virar à esquerda o tempo todo. Caso o carro vá na segunda saída (vai reto) e você pretende ficar na faixa esquerda, permaneça na faixa esquerda desde o início e ao passar a primeira saída sinalize que você irá virar à esquerda na rotatória (para, assim, continuar reto). Caso você vá para a terceira saída, deve sinalizar desde o começo da rotatória que você pretende ir para à direita, mas ao passar a segunda saída deve sinalizar que irá virar à esquerda. OBS: Pessoas, espero ter sido NÃO MUITO confusa e espero que os esquemas ajudem!




 - Saiba fazer o Hand Signals. Por quê eu tenho que saber isso? Porque o avaliador pode te perguntar!

Sinalizando para o tráfico que está "atrás" de você:


Sinalizando para o tráfico que "vem ao seu encontro"



Quer dicas mais detalhadas? Tem um site bem legal que tem videos/tutoriais explicando BEM sobre várias coisas, tais como: como virar à esquerda ou à direita em cruzamentos, como fazer o turnabout, etc. Parece idiota assistir um vídeo ou aprender a virar à esquerda, por exemplo, mas NÃO, minha gente! Depois de anos dirigindo você pega "manias", que podem te reprovar. Esses vídeos te ensinam o jeito EXATO que eles gostariam que você fizesse. Lembre-se que é o jeito que o avaliador vai querer que você faça.

Concluídas as 12 aulas....agendamos o teste prático. Tenha em mãos o número da sua licença de direção, o número do PPS e o seu cartão do banco. A taxa a ser paga é de 85 euros. Depois de agendado, uma dica que me foi passada é depois de poucos dias de agendado ligar lá no RSA (1890406040) e pedir para cancelar e entrar na lista de cancelamento/stand by.

Antes de ir no teste, leia o check list do próprio RSA. O que precisa levar para realizar o teste:
- Learner permit
- Seu carro ou o carro do seu instrutor. Lembre-se que o o carro deve estar TUDO em ordem: com NCT, seguro, motor tax, todas as luzes/farol funcionando. Além disso, o adesivo "L" deve estar na frente e na dianteira do carro.

Fases do teste:
- "Entrevista" que dura cerca de 5 minutinhos: o avaliador irá fazer algumas perguntas que constam no teste teórico (que tem no CD ou no livro). De acordo com meu instrutor, essa fase NÃO é eliminatória.
- O avaliador te pergunta sobre algumas partes do carro: coolant (líquido de arrefecimento), break fluid (fluído do freio), como checar o óleo (e caso o óleo esteja "baixo" onde que é colocado o óleo), onde fica a água para limpar o windscreen/parabrisa do carro.
- O avaliador pede que você entre no carro e ele checará se as luzes sinalizadoras do carro estão funcionando (você terá que "dar seta" para a esquerda e para a direita e pisar no freio)
- Ao entrar no carro o avaliador pode perguntar onde ficam algumas "coisas" dentro do carro - como por exemplo: como você faz para desembaçar o vidro da frente, e como faz para desembaçar o vidro de trás, como faz para limpar o parabrisa, onde liga a Full Headlights, onde liga a Rear e a Front Fog light, etc. E o percurso em si (em média você vai dirigir 30 minutos - está incluído no percurso algumas "provinhas", como dar ré na esquina/reversal, parar o carro numa subida e turnabout - que é estacionar o carro e "manobrar" o carro para ir para o outro lado da rua. Ahhh, e tem avaliador que pergunta sobre o Hand Signals!

Após terminar todas as "fases" do teste, o avaliador de entregará OU um certificado que você foi aprovado ("certificado de competência"/Certificate of Competency) OU certificado que não passou no teste. De qualquer jeito ele dará um feedback sobre sua avaliação e dirá os principais erros cometidos.

Passou? Pegue seu certificado, sua carteira Learner e vá em um centro do NDLS mais próximo. Tente agendar lá mesmo, quem sabe no mesmo dia e preencha o formulário D401. No próprio site do NDLS você consegue também o Guidance Notes para ajudar a preencher o formulário.
Documentos que você tem que ter para requerer junto ao NDLS a sua Full Driver Licence:
- Formulário D401 preenchido
- Pagamento de taxa de 55 euros
- "Certificado de competência"
- O Learner permit
- Documentação para verificar seu PPS (pode ser seu cartão PPS, Holerite, P60, P45, P21, correspondência do Revenue ou do Departamento Social, ...)
- Evidência de endereço (datada nos últimos 6 meses) em caso de mudança de endereço desde a última aplicação

Depois disso, geralmente em 10 dias úteis sua carteira de motorista Full chegará na sua casa.

Comentários

  1. E obrigatorio a compra de 12 aulas? Qual foi o valor delas?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim. É obrigatória a realização das 12 aulas práticas. A única coisa que você pode pedir para "pular" são os 6 meses de espera para fazer a prova prática de direção.
      O preço das aulas depende. Hoje mesmo liguei na escola em que fiz as 12 aulas para agendar para uma amiga e saiu 369.00 o pacote das 12 aulas.

      Excluir
  2. Olá! Estou fazendo pesquisas sobre habilitação em Dublin e achei o seu blog. As informações são ótimas e bem detalhadas! Eu já estou aqui em Dublin. Quando você pediu sua Certidão de Prontuário foi no Brasil ou você já estava aqui? Meu tio tem uma procuração, será que ele consegue tirar ela para mim? Já te agradeço e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana. Eu fiz pelo site do DETRAN do estado de SP. Cada estado é diferente, eu acredito. Se você conseguir pela internet é só imprimir e enviar em português mesmo. Obrigada por ler o blog! Se tiver algum assunto que gostaria de saber, me deixe saber.

      Excluir
  3. muito obrigado por esses otimos posts ...!!
    onde eu consigo o livro ou o cd para estudar ?

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado por esse otimo post !
    em qual biblioteca voce conseguiu o livro e o cd para estudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joao! Na verdade eu comprei o CD no Eason, mas acredito que em qualquer biblioteca você consiga alugar o livro ou o CD.
      Online você acha também testes para "brincar" http://theory-tester.com/

      Excluir
  5. Um pequeno adendo, na hora de dar entrada na carteira full no NDLS levem tambem o IRP/GNIB, cabei de voltar pra casa pq nao levei meu IRP :)... (na verdade ele nao chegou ta vindo via anpost, por isso nao levei)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada!!! Bom saber disso. Meu marido tem IRP e nao lembro dele ter levado. Deve ter mudado!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Como não gastar muito no enxoval do bebê na Irlanda

Olá pessoas, Acredito não ter mencionado em post anterior, mas estamos esperando nossas segunda filha. Para ser exata essa semana estamos com 32 semanas. A cesaria esta agendada para dia 26 de setembro e até lá o enxoval tem que estar pronto não? Entao, como não gastar muito e deixar tudo pronto? Aqui na Irlanda mercado de produtos usados é bem forte. Tem coisas muito boas com preço muito em conta. E onde pode-se comprar produtos usados ou mesmo conseguir doacao? Adverts.ie Donedeal.ie Marketplace no Facebook Comunidades de mães brasileiras na Irlanda no Facebook Amigas Além de produtos usados há muitas coisas boas que são doadas e nesses mesmos canais onde se compra produtos usados. Além disso, converse com as amigas que tem filhos sobre o que você precisa. Muitas podem te doar, vender ou emprestar. Deixe eu exemplificar, eu queria muito nos primeiro meses dessa segunda bebê usar o berço que meio que se acopla na cama (no caso o berço se chama Nex