Pular para o conteúdo principal

Alugando imóvel - Direitos e Deveres do Inquilino

Olá pessoas.

Tenho trabalhado bastante estes tempos (Graças a Deus, não?) e acabei não postando o tanto que eu gostaria.

Hoje resolvi falar um pouco sobre os "Direitos e deveres do Inquilino/Tenancy".

Antes de eu vir pra Dublin eu pesquisei muito e acho que muitos estão na mesma sintonia que eu estava antes de vir.

Umas das coisas que pesquisei muito foi sobre o visto STAMP4EUFAM, que é para familiar de cidadão europeu. E...um dos assuntos que surgiu foi sobre o tal PRTB.

Bem...um dos documentos que eu teria que enviar para a imigração junto com o processo de pedido de visto era o tal PRTB. E eu vi numa das pesquisas na internet sobre isso um casal que ia dar entrada e quando alugaram o apartamento NÃO sabiam desse documento. Quando foram dar entrada no STAMP4EUFAM eles se depararam com esse problema, que gerou um belo estresse e dor de cabeça.

Eu NÃO queria passar por isso e quando estava procurando apês pra alugar...uma das coisas que eu questionava era se eles "davam" o PRTB.

Falei um milhão de vezes sobre "o tal PRTB" até agora e NÃO expliquei que raios é isso, rs.

PRTB é "Private Residential Tenancies Board". Quando você aluga umérmi imóvel residencial você "tem" que ser registrado nesse(a) Conselho/Junta/Instituição ou pelo seu(sua) Landlord/Landlady (Proprietário/Proprietária) ou pela imobiliária. No meu caso foi a imobiliária que resolveu isso...ou seja...NÃO fiz nada. Depois de um tempo que eu estava morando no apê veio a "carta" em meu nome e no nome de meu marido (cada um tem a sua carta de registro).

Depois de alguns meses morando no apê veio um panfleto - Guia: Direitos e Deveres do Inquilino e Direitos e Deveres do Proprietário.

Achei BEM interessante e vi que no site do PRTB tem a versão em PORTUGUÊS desse Guia. Acho que é importante a gente conhecer tudo isso, pois não ter noção dos nossos direitos e deveres nos leva a ter problemas e até a ser enganados, não?

Esse Guia é bem didático e fala de vários pontos interessantes como:

- Aumento do aluguel somente pode ser feito UMA vez ao ano
- "Aviso" de saída do inquilino e "aviso" de pedido do apartamento pelo proprietário
- Término do contrato por quebra das obrigações pelo inquilino ou pelo proprietário
- Conselhos para evitar ser acusado de forma injusta de ter danificado o imóvel
- O que fazer quando se está em disputa com o proprietário
- Fala do depósito

Então vale mesmo a pena dar uma conferida!

--> http://www.prtb.ie/docs/default-source/tenant-guides/good-tenant-guide-(portuguese).pdf?sfvrsn=4

Além do PRTB tem outro site que aconselho dar uma olhada: http://www.threshold.ie/

Eles têm vários serviços, inclusive o de aconselhamento. No site deles tem informações sobre "Aumento do preço do aluguel", "Lidando com problemas como inquilino", "Tendo problemas em pagar seu aluguel?", "Entrada sem permissão" - esse tema já vi gente falando que tem que LER muito bem o contrato de locação, pois tem proprietário que coloca uma cláusula falando que pode entrar na casa quando bem entender. E veja bem...SE você assinar quer dizer que está de acordo com isso. LEIA sempre com MUITA atenção o contrato. Além disso, SE PROTEJA. Assinou contrato? Tire foto de todas as coisas que NÃO estão em ordem na casa, faça um relatório e mande por email para o proprietário/imobiliária (ou melhor ainda: entregue em mãos e peça para a pessoa que recebeu assinar e datar a cópia que ficará com você).

Espero ter ajudado!

See you no próximo post.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao