Pular para o conteúdo principal

Como tirar a carteira de motorista - parte 1 (CNH provisória/Learner Permit)

Olá pessoas,

Geralmente eu espero terminar o processo que considero interessante ou importante para repassar a vocês. Afinal, quando a gente ACABA de passar pelo processo fica tudo "fresquinho", inclusive as dificuldades, facilidades e dicas!

Inicialmente todos sabemos que podemos andar com a CNH Brasileira durante 1 ano em que vivemos na Irlanda, certo? Então o porquê de tirar a Carteira de Motorista (Driver Licence) irlandesa? Ah, por vários motivos. Mas vou listar alguns:

- Tem empregos que tem como requerimento você ter uma FULL Driver Licence (=Carteira de Motorista Permanente)
- Você vai morar durante um bom tempo aqui e quer comprar um carro. Okay! Vou falar sobre compra de carro e assuntos afins em outro post (pois compramos nosso carrinhoe nossa moto aqui), mas um detalhe já adianto. O seguro é OBRIGATÓRIO e não é pro CARRO em si como no Brasil. O seguro aqui é por MOTORISTA. Sim! E se você tiver a CNH brasileira o seguro pode ser BEM mais caro. Então compensa ter a CNH daqui mesmo (especialmente a Full).

Assim como no Brasil inicialmente tiramos a CNH temporária e somente depois de um tempo pegamos a permanente, não é?

Então, aqui é QUASE isso.

Diferentemente do Brasil, para você tirar a CNH temporária (Learner Permit) na Irlanda é "somente" necessário fazer um teste teórico.

DICAS PARA ESTUDAR

Eu inicialmente decidi estudar para este teste por meio de livro (que eu retirava em qualquer Biblioteca), mas me cansava estudar pelo livro. Achava TEDIOSO. Então achei melhor comprar o CD, que tem tanto a parte teórica (mesmo conteúdo do livro) quanto SIMULADOS!

Pronto! Eu comecei a estudar fazendo SOMENTE simulados (fiz mais de 33 simulados no total). Após eu terminar cada simulado eu olhava todas as questões e anotava em um caderninho destinado somente pra isso. Colocava todas as questões que eu errava e até as que eu acertava, mas por intuição ou sorte (aquelas que você responde na dúvida). Quando eu não estava com o laptop comigo eu pegava esse caderninho e estudava por ele.

Para você passar na prova teórica você tem que acertar PELO MENOS 35 das 40 questões.
Posso dizer que o MUITAS das questões que caiu na prova que fiz eu já tinha respondido no simulado e acertei 39 das 40 questões! Fiquei muito feliz.

PROCESSO DE RETIRAR O LEARNER PERMIT (CNH temporária)

1. Estude muito.
2. Se sente segura (o) pra fazer a prova? Então agende a data da prova teórica no seguinte site (mas pode ser por telefone ou por correio): http://www.theorytest.ie/driver-theory-test/schedule-test/

Assim que você clicar em agendar vai aparecer uma tela pedindo para você confirmar que tem todos os documentos e que irá levar no dia do teste (Identificação, 2 fotos do tipo de passaporte). Depois de diversas janelas (confirmando que entendeu as orientações e selecionando o tipo de carteira que você está requerendo, se é portador de necessidades especiais e etc) você poderá colocar seu Post Code (por exemplo eu moro em Dublin 9, e lá sai os locais que estão próximos onde eu desejo realizar a prova (tem Dublin 1, Dublin 4, Dublin 8, etc). Selecione o local, e agende a data (schedule an appointment) e a hora. No meu caso eu somente podia de noite e consegui agendar para 6.45pm. Foi uma mão na roda pra mim!

Escolheu a data e a hora? Tenha o número do PPS em mãos, pois você deverá preencher suas informações: nome, PPS, endereço, email, telefone, etc. Preencheu certinho? Checou se está correto? Então aperto o botão next que você será direcionado para o PAGAMENTO. Sim! Você deverá pagar $45.00 pra fazer a prova (e paga AGORA).

3. Passou na prova? Sim? Parabéns. Você saberá o resultado assim que terminar a prova. Na recepção eles imprimirão um relatório dizendo se você foi aprovada ou não. Se você foi eles também te dão uma "mega cartão" que é o certificado que você passou no Teste Teórico (com a sua foto e plastificado).

4. Faça o exame de vista. Você pode ir no Specsavers e agendar para fazer exame de vista para carteira de motorista. Seja CLARA que é para Driver Licence...senão eles irão fazer um exame completo (o que não é necessário para fazer a carteira de motorista) e irá te custar mais. Geralmente custa de $20 a 30 um exame para Driver Licence. Eu fui no Specsavers, mas meu horário de trabalho NUNCA batia com os dias que eles tinham abertos na agenda. Aí fui numa outra ótica do lado e fiz lá na HORA e saiu mais barato do que sairia na Specsavers.

5. Agende o quanto antes com a NDLS (https://www.ndls.ie/booking-service.html), pois será essa organização que EMITE A CNH. Você pode agendar indo lá e agendando pelo "totem" deles ou pode ser online. Cheque e re-cheque todos os documentos que você deverá levar de deixe TUDO organizado. Além disso, alguns dias ANTES do meu dia agendado eu passei lá e peguei o formulário e preenchi com muita calma em casa (peguei mais de um formulário...vai que eu errasse). Preste atenção, pois tem DOIS formulários e SOMENTE UM é pro LEARNER PERMIT (que é o tipo de licença que nesse momento você está tirando) - preencha o "Application Form for a Learner Permit D201". CHEGUE ANTES DO HORÁRIO! Eu cheguei 15 minutos antes e logo fui atendida. Nesse momento entregue todos os documentos, você vai tirar foto, eles coletarão sua assinatura digital e vai pagar a taxa de $35.00.
Check list dos documentos que você terá que levar no NDLS:
1.Formulário preenchido (D201)
2.Formulário do "teste de olho" (assim que eles fazem o teste eles te entregam esse formulário - NDLS Eyesight report form D502 (atenção - não pode ter sido feito mais de 1 mês antes de você ir no NDLS)
3.Certificado que você passou no teste teórico
4. Documento para verificar sua identificação (passaporte)
5. Documentação para verificar sua situação de residência (GNBI ou passaporte se você for europeu)
6. Documento para verificar o PPS (carta do PPS ou mesmo o cartão do PPS)
7. Evidência do endereço (conta de luz, gás, tv a cabo, P45, P60, etc) - o documento NÃO pode ter mais de 6 meses de existência.

Cheque maiores detalhes sobre o Learnet Permit no site: https://www.ndls.ie/how-to-apply/learner-permit.html#where-it-is-your-first-application-for-a-learner-permit-you-must-submit

No final do atendimento você recebe uma declaração dizendo que você deu entrada no Learner Permit e já dá o número da sua Driver Licence (caso queira já dar entrada em Seguro)

6. Depois de 10 dias úteis a carteira chega na sua casa.

Simples? Mais ou menos, né? Cheio de detalhinhos. E não somente isso. Fiz TUDO CERTINHO e veio uma carta falando que ficou faltando um documento (sendo que eu tinha providenciado). Fiquei louca da vida, mas dois amigos meus acabaram de tirar também e falaram que aconteceu a mesma coisa. OK! Então mesmo sabendo que eu já tinha providenciado eu enviei o documento, conforme eles pediram.

7. Beleza!!!!!!!! Você está com a CNH temporária (Learner Permit). Agora você terá que "esperar" por 6 meses para tentar tirar sua CNH definitiva (Full Driver Licence). NÃO NECESSARIAMENTE! Tem uma exceção para isso:
- Se você tiver uma carteira Full (permanente) no seu país (por ex. Brasil) você pode pedir para "pular" esses 6 meses de espera enviando a sua CNH original e a certidão de prontuário (Letter of Entitlement -  que você pode tirar pelo site do DETRAN: a facilidade de conseguir pelo site depende do Estado. No caso do DETRAN de SP é bem tranquilo) para o seguinte endereço

Customer Service Manager 
Driver Testing Section, 
Road Safety Authority,
Moy Valley Business Park,
Ballina,
Co. Mayo
drivingtest@rsa.ie
1890 40 60 40



Quer saber mais sobre essa "Regra dos 6 meses"? Acesso o seguinte site: http://www.rsa.ie/RSA/Learner-Drivers/Safe-Driving1/6-Month-Rule/

Pessoas, espero ter ajudado. DEPOIS eu detalho melhor sobre como obter a Full Driver Licence (a CNH Permanente).

Comentários

  1. Muito bem detalhado o passo a passo... gostei...

    Quanto ao periodo de 6 meses.... se vc manda sua carteira original do brasil e a letter of entitlement, eles ja te liberam a carteira full irish? ou somente te deixam fazer a prova pratica???

    vc ja deu sequencia??

    se puder postar o que fazer certinho pra pegar a full seria muito bom..

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique! Se você fizer esse procedimento te liberam somente de esperar os 6 meses para dar início às aulas práticas para tirar a Full. Geralmente demora 10 dias úteis para chegar a resposta pelo post.

      Espero ter ajudado!

      Abs

      Excluir
  2. ótimo post, tudo muito detalhado e explicado.
    Só tenho algumas dúvidas ....
    A Learner Permit tem alguma restrição ? Ouvi falar que só pode dirigir com alguém que tenha a Full Permit ( há 2 anos ) e etc ...
    Quais são realmente as restrições da Learner Permit, e suas vantagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro. Obrigada! No comentário abaixo eu coloco um site que fala sobre essas "restrições". Realmente o CORRETO seria você somente dirigir com alguém que já dirige por, no mínimo, 2 anos....

      Excluir
  3. Pessoal! Leiam mais no seguinte site: http://www.citizensinformation.ie/en/travel_and_recreation/motoring_1/driver_licensing/learner_driving_permits_for_cars_and_work_vehicles.html
    Lá fala sobre os "limites" que temos com a carteira do tipo "Leaner Permit". Vocês verão, por exemplo, que NÃO poderíamos dirigir DESACOMPANHADOS de um motorista que tenha a carteira e dirija por, pelo menos, 2 anos. Além disso, no site vocês encontrarão informações sobre os próximos passos.
    Darei mais detalhes de como tirar a carteira FULL assim que eu tirar a minha. Darei dicas!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola,

    Muito Obrigada pela ajuda.

    Eu tenho apenas uma duvida: Tenho que fazer as aulas de direcao ? Ou vou fazer direto apenas o teste de direcao sem esperar os 6 meses ?

    obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá Kika

    As aulas de direção vc TEM que fazer sim. O benefício de pedir a isenção da espera dos 6 meses é conseguir fazer o quanto antes as aulas de direção e a prova prática e ter a sua FULL driver licence o quanto antes!

    ResponderExcluir
  6. Duvida: Onde eu solicito no Detran de SP o Letter of Entitlement?? Esse eh o PID (Permissao Internacional de Dirigir)?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos. A certidão de prontuário tiramos pela internet mesmo. Sai na hora. O site para tirar a Certidão de CNH pelo DETRAN-SP é: http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/solicitacaoCertidaoProntuario/!ut/p/b0/04_Sj9CPykssy0xPLMnMz0vMAfGjzOKNTQyCLZ0MHQ3c3YJNDRz9LS3M_QycDS2MjPQLsh0VAdrsA9o!/

      Excluir
  7. Outra Pergunta: Dado que a carteira de motorista do Brasil serve por 12 meses, voce sabe se eh possivel dirigir com a Learners Permit E a Carteira Brasileira enquanto nao tem a Full ? Pois o problema maior da carteira brasielira eh o preco do seguro (que eh obrigatorio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Você pode andar 1 ano com a CNH Brasileira e até 2 anos com a Learner Permit. Acredito que com a Learner Permit o seguro saia um pouco mais em conta do que a CNH Brasileira. Estamos agora no processo de iniciar as aulas práticas e darei mais dicas sobre a parte 2 - Full Driver Licence!

      Excluir
    2. Ahhhhhh..lembrando que com a Learner Permit você é "obrigado" a ter alguém do seu lado com a Full Driver Licence.

      Excluir
    3. Sim, isso esta claro, mas tendo a CNH brasileira dentro da validade, e a Learners permit, teoricamente eu posso dirigir sozinho. Depois das aulas praticas, tem o teste pratico, certo? e depois?

      Excluir
    4. Marcos. Pergunta difícil. Não quero responder sem ter certeza. O ideal seria enviar e-mail para o NDLS e questionar isso. Desculpa por não poder te ajudar nessa.

      Excluir
    5. Ahhhh...respondendo quanto "e depois?" escreverei em detalhes em próximo post. Estamos na fase final do "e depois?". Eu gosto de finalizar o processo em que passo para dar todos os detalhes e dicas dos procedimentos. Prometo que em próximo post coloco tudo do "e depois?". Vou falar das aulas práticas (quantas devem ser...dicas ao dirigir), falarei sobre a prova prática e sobre o "passei e agora?" e todo o processo após passar no teste prático.

      Excluir
    6. Marcos vc descobriu se podemos dirigir com a learn pra ter o seguro, e usar a nossa full do Brasil pra dirigir sozinho? Tô na mesma situação, tô com carro, mais ngm quer fazer seguro pra minha carteira brasileira. Pensei em fazer a learn só pra já poder dirigir até que eu possa ir à Portugal trocar minha carteira. Obrigada

      Excluir
    7. Oi marcos, vc conseguiu descobrir se dá pra usar as duas? A learn pro seguro e a full do Brasil pra dirigir sozinho? Tô com um carro, mais não estou conseguindo fazer seguro, faria a learn so pra fazer o seguro até eu poder ir em Portugal trocar minha carteira. Obrigada

      Excluir
    8. Daiana. Você topa escrever sobre esse processo de troca de cnh brasileira pela portuguesa? Acho que seria um tópico que ajudaria muitas pessoas.

      Excluir
  8. Muito bom o post, bem detalhado.

    Só resta uma dúvida: como a CNH e o prontuário em português é necessária alguma tradução?

    ResponderExcluir
  9. Que ótimo que gostou do post. O intuito é ajudar! Então, quanto à sua pergunta: NÃO. Não traduzimos nada e foi tranquilo o processo. Conheço pessoas que procederam da mesma maneira e conseguiram a isenção dos 6 meses. Assim, não perca tempo nem dindim em traduzir esses documentos. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta e parabéns pelo bebê! Só mais uma dúvida, depois eles devolvem a CNH?

      Excluir
  10. Obrigada Guilherme. Eles devolvem a CNH em 10 dias ÚTEIS!

    ResponderExcluir
  11. Olá, muito obrigada por compartilhar informações! A letter of entitliment q vc conseguiu no site do detran, foi em português? Vc teve que traduzir? Poderia explicar melhor como foi esse processo? Grata

    ResponderExcluir
  12. Olá, muito obrigada por compartilhar informações! A letter of entitliment q vc conseguiu no site do detran, foi em português? Vc teve que traduzir? Poderia explicar melhor como foi esse processo? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, nao traduzimos nao. Mandamos em portugues mesmo e sem problemas.

      Excluir
  13. Oi Guilherme, minha dúvida é a seguinte: eu vim com 18 anos e não tirei minha carteira no Brasil, se eu tirar a carteira aqui consigo usa-la quando voltar pro Brasil? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samari, a minha CNH do Brasil nao é mais válida. Fui para o Brasil recentemente com a CNH Irlandesa. Sei que podemos usar a CNH irlandesa lá por 3 meses. Eu nao pretendo voltar para o Brasil como residente, entao nao me informei profundamente sobre isso. Recomendo que entre em contato com o detran de sua regiao.

      Excluir
  14. Guilherme, mais uma coisa: eu não tenho o PPS, consigo tirar a carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Samari. Tenho medo de falar algo errado, mas acredito que nao. Pois pede o numero do PPS. Eu indico que envie um email ou mande sua duvida entrando no seguinte site - https://www.ndls.ie/contact-form.html

      Depois compartilhe conosco, pois pode ser a duvida de outras pessoas.

      Excluir
  15. Ola, muito obrigado pelas dicas.
    Voce sabe se essa Letter of Entitlement tem que estar em ingles?
    Duvido que o detran vai emitir isso em ingles... Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovani. Eu e meu marido aplicamos com a versao em portugues mesmo e nao tivemos problemas.

      Excluir
    2. Obrigado. Acho que vou tentar isso logo logo. No detran SC eles nao emitem online a certidão de prontuário... vou te que fazer procuracao para alguem ir la e tirar pra mim, etc. Saco, hehehe. Um abraco!

      Excluir
  16. Olá, para ter a Full Driver License tem que fazer aula prática? Quantas horas? Quanto sai mais ou menos? Tem alguma "escola" que dá esse tipo de aula (igual no Brasil)? Obrigada, Thaisa

    ResponderExcluir
  17. Oi Thais. Eu escrevi um post sobre isso. Mas adianto que SIM. Tem que fazer 12 aulas práticas de direção. Tem várias escolas...eu fiz pela ISM em Finglas (D11) pq era perto do meu trabalho e pq me recomendaram. Eu fiz aulas com um instrutor muito bom e passei no teste prático de primeira.
    Dá uma olhadinha no post sobre a Full licence pra mais detalhes! Se ainda tiver dúvidas...estou à disposição!

    ResponderExcluir
  18. Estou na Irlanda e tenho minha habilitação do Brasil , como que eu faço para dirigir com a carteira do Brasil ?
    E posso ficar por quanto tempo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge. Você pode dirigir com a CNH brasileira por 1 ano aqui na Irlanda.
      Atenção! Não se esqueça do fato que você PRECISA ter seguro de carro aqui. O detalhe é que talvez com a CNH irlandesa (especialmente a full driver licence) ficaria mais barato o seguro. Então dependendo de quanto tempo você pretende ficar aqui valeria a pena a CNH daqui, não?

      Excluir
  19. Excelente post. Mesmo depois de 2 anos, foi o melhor que achei. Minha duvida ja foi respondida sobre o letter of entlitement. Vou enviar em portugues mesmo, espero que eu seja liberada tbm.
    Grata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao