Pular para o conteúdo principal

Reconhecendo escolaridade/diploma na Irlanda - FETAC/QQI (UPDATE)

Olá pessoas...

Atualizando o texto, pois faz tempo que foi feito. Alias, tem alguns posts que preciso atualizar (como o PPS, chip e STAMP4EUFAM).

Primeira coisa que posso falar: MUITA coisa tem mudado desde que cheguei na Irlanda. Desde visto para estudante, STAMP4EUFAM, seguro de carro, etc.

Quanto ao reconhecimento da escolaridade pelo QQI/NARIC - nao tem sido mais feito isso.

Olha o que eles colocaram no site deles:

Recognition of Professional Awards

Implementation of the Policy and Criteria for Recognising Professional Awards within the National Framework of Qualifications has been suspended pending resolution of the uncertainty about the extent of QQI's legal power to recognise awards within the Framework.

Mas....(sempre tem um MAS, ne?) se voce quiser reconhecer sua profissao, tem orgaos especificos para isso. De uma olhada neste site e veja qual o orgao que 'e responsavel por reconhecer a sua profissao em especifico. No meu caso, eu estou no processo de reconhecimento da profissao de Nutricionista (especificamente Dietitian). Contarei como 'e quando terminar meu processo.

Mesmo assim leia o post e tente entender como 'e o nivel de escolaridade aqui da Irlanda. Tem o FETAC e o NFQ!

Para voce saber qual o seu nivel de escolaridade (por exemplo para colocar no CV) veja o site.

Tchudo bem?

As coisas aqui são engraçadas...as coisas andam...não na velocidade que gostaríamos...sometimes é mais rápido do que esperávamos e algumas vezes mais demoradas.

Eu vim MORAR aqui, ou seja, pretendo viver anos e anos e anos e anos aqui. Então, nada mais importante e sensato do que reconhecer minha escolaridade e minha profissão, certo?

Bem, a escolaridade eu JÁ consegui e confesso que foi BEMMMMmmmmm mais rápido do que eu imaginava e BEMMMMmmm menos complicado. O que foi é CUSTOSO ($$) porque eu tive que traduzir muitos documentos.

Vocês devem estar se perguntando..."Que raios de tantos documentos?"

É que eu fiz muitos cursos no Brasil e investi bastante no estudo, mas se fosse somente para reconhecer a graduação não teria sido tão caro. Relaxa!

Como eu casei no meio tempo desses cursos e meu nome mudou, eu tive que anexar a certidão de casamento também.

Vamos então começar primeiro entendendo onde procurar maiores informações caso vocês queiram ir NA FONTE mesmo:

"A estrutura nacional de qualificações é o sistema de 10 níveis. Cada nível é baseado em padrão de conhecimento, habilidade e competência aceitados nacionalmente em que o indivíduo é esperado em conhecer, entender e ser capaz de realizar após conclusão com êxito do processo de aprendizagem (...)". Abaixo eu coloco a figura contendo os 10 níveis.



Por exemplo,

Se você tem um diploma de Bacharelado que cursei durante 5 anos e um diploma de pós graduação lato sensu provavelmente irão reconhecer sua "escolaridade" como FETAC 8 e não irão equivaler seu diploma de pós graduação, pois ele é latu senso. Aí você se pergunta...COMO ASSIM? A pós graduação do tipo lato sensu é vista de natureza profissional e, portanto, NÃO terá uma equivalência no FETAC. Note que o FETAC 9 é MESTRADO.

Para entender melhor cada nível eu repasso esse link que é BEM didático e interativo: http://www.nfq.ie/nfq/en/FanDiagram/nqai_nfq_08.html

Vamos falar do processo em termos práticos que EU fiz:
-  Se você tem MAIS de um diploma e quer submeter TODOS eles...Então eu preenchi um formulário para CADA diploma e enviei pelo correio em envelopes diferentes (ou seja, CADA diploma gerará um processo diferente).
- Eu TIVE que enviar pelo correio! Não adianta tentar entregar em mãos que eles NÃO irão aceitam.
- Não enviei NENHUM documento ORIGINAL, pois eles NÃO devolvem. Tirei cópia "autenticada".
- Cópia autenticada funciona da seguinte forma: tire cópia "normal" dos documentos e escreva na cópia (com a sua letra mesmo):

I CERTIFY THAT THIS IS A TRUE COPY OF THE ORIGINAL DOCUMENT. 
Signed: (aí você assina aqui)
Witnessed: (você deixa em branco)

Depois você levei na Garda (de preferência de um bairro mais afastado do centro) e junto com o formulário e os documentos originais. Expliquei direitinho o PORQUÊ da necessidade dessas cópias autenticadas. Deixe eu já me adiantar: dependendo da pessoa que estiver trabalhando no dia você conseguirá de BOA que ela faça para você, mas dependendo do indivíduo...você escutará que eles NÃO fazem mais isso. Tem outra saída? Tem sim! Mas você terá que pagar! O solicitor geralmente faz esse trabalho e o preço pode variar bastante.

- Entre no site e baixe o Application Form: http://www.qualificationsrecognition.ie/qualification-recognition-service-application.html
- Na primeira seção do Application Form tem a lista de documentos que eu coloquei junto no envelope e enviei pelo correio: cópia do meu diploma na língua original, cópia do diploma traduzido para inglês OU irlandês, cópia do histórico escolar na língua original, cópia do histórico escolar traduzido para inglês OU irlandês, cópia da certidão de casamento - no caso eu mudei meu nome e mandei a cópia do documento original e a cópia do documento traduzido para o inglês. Todas essas cópias eu fiz "autenticada".
- Assim que o envelope chegou lá, eles me enviaram email com o número de CADA processo (porque eu pedi MAIS de um reconhecimento).

AGORA! Preste atenção! Eu fiz esse processo faz cerca de 1 a 2 meses e após UMA semana eu já recebi em casa um papel (tipo certificado/declaração) do órgão QQI afirmando qual FETAC que eu tinha. SIM! É SOMENTE isso que você obterá! Não terá um diploma ou algo do gênero. Além disso, NÃO ache que SEMPRE vai ser rápido. Eles podem demorar até 12 semanas.

Outro detalhe que NOTEI agora pesquisando para vocês: parece que NÃO é mais pelo correio o envio do processo. O processo é QUASE o mesmo, mas você terá que scanniar os documentos e enviar o Application form + os documentos scanniados para o email: qualadvice@qqi.ie
NÃO envie DÚVIDAS para esse email que eu acabei de passar, pois ele SOMENTE serve para enviar os formulários e documentos para dar entrada no processo.
No assunto do email deve ser colocado: escreva o seu nome - Qualifications Recognition Advice
PS: O email enviado não pode ser MAIOR do que 4 megabytes (se for maior você deverá "dividir" seu email e incluir no Assunto: "1 of 2" e "2 of 2". Ou seja, ficaria algo do tipo Assunto: escreva o seu nome - Qualifications Recognition Advice 1 of 2

LEIA direitinho o Application Form, pois essa mudança é recente. Antes era TUDO por correio.

Lembre que você DEPENDENDO da sua profissão, você deverá também pedir o reconhecimento junto ao órgão competente. Pois o FETAC é o reconhecimento acadêmico e dependendo da sua categoria profissional, isso NÃO é suficiente para começar a trabalhar. Confira mais no seguinte link: http://www.education.ie/en/The-Education-System/Qualifications-Recognition/mrpq_ca_contact_list. htm

Eu estou nesse segundo processo! No meu caso está BEM trabalhoso e somente para vocês terem uma ideia...só o formulário preenchido de reconhecimento da minha profissão já deu em torno de 33 a 36 páginas. Fora todos as cópias que eu tenho que tirar e todas autenticadas e em dobro (2 formulários e 2 cópias de cada documento, etc). Vish...que isso fica para um próximo post.

Good luck, Folks!

Comentários

  1. Fiquei só com uma curiosidade: qual a sua área de formação?

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho diploma de Nutrição e algumas pós graduações. Consegui reconhecer todos os diplomas. Agora estou na luta do reconhecimento da profissão...o que é MUITO diferente.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tenho diploma de Pedagogia, Pós Graduação em Psicopedagogia e estou terminando a minha segunda graduação no Brasil, em Psicologia. Gostaria de reconhecer todos os meus diplomas na Irlanda. O procedimento continua o mesmo? Terei alguma dificuldade há mais por causa da natureza das minhas formações? Desde já agradeço por tirar essas dúvidas para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian. Na verdade independentemente da área que você é formada o procedimento não muda. Pois se trata de você ter o reconhecimento do seu nível de escolaridade de acordo com o sistema Irlandês. Eu primeiro fiz isso e depois iniciei meu processo de reconhecimento da minha profissão junto ao órgão responsável. No meu caso sou nutricionista e meu processo está acontecendo até agora. Demorou mais de um ano até eu ter a reunião com os conselheiros do órgão responsável para discutir meu caso e eles baterem o martelo. Ainda não sei a resposta, pois eles estão realizando a análise final com base na entrevista. Seja o que Deus quiser.

      Excluir
    2. Mais um detalhe...dei uma pesquisa muito rápida em relação ao reconhecimento da profissão de psicólogo aqui e veja o seguinte site: http://www.hse.ie/eng/staff/Jobs/Validation/

      Excluir
    3. http://health.gov.ie/psychologist/

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Como você traduziu os certificados? Foi tipo a tradução juramentada aqui do Brasil? Quanto gastou para isso?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula. Parte eu trouxe traduzida (tradução juramentada) do Brasil e parte traduzi no DCU (http://dculs.dcu.ie/translation-services/). Realmente não me recordo de quanto gastei. Pq na verdade eu traduzi MUITOS documentos mesmos, já que depois de reconhecer o nivel de FETAC aqui eu dei entrada no reconhecimento da minha profissão (que SEM exagero foi UMA CAIXA de papel que tive que enviar para o órgão responsável pelo reconhecimento da minha profissão).

      Excluir
  6. Oiii!

    Entrei no site, mas não localizei o aplication form. Achei meio confuso! Muita informação :S
    Veja se estou no site certo http://www.qqi.ie/Pages/Qualifications-Recognition.aspx

    É esse? Parece que mudaram algumas coisas ali...

    Podes me ajudar, please?

    Thanks a million :-)
    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina. Acredito que o sustema mudou. Dê uma conferida neste site: Pages/Recognition-of-Professional-Awards.aspx

      Excluir
    2. Olá!
      Vc já conseguiu reconhecer sua profissão?
      Também sou nutricionista e vou me mudar para dublin

      Excluir
  7. Olá!
    Vc já conseguiu o reconhecimento da sua profissão?
    Também sou nutricionista q vou morar em dublin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline. Estou no processo final. Creio que dentro de poucos meses sai o resultado. Saindo eu faço post com detalhes de todo processo.

      Excluir
  8. Olá!
    É possível fazer esse processo ainda no Brasil pra chegar na Irlanda com tudo pronto?
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana. Infelizmente eles nao estao mais fazendo esse processo. Acabei de fazer o update do post.

      Excluir
  9. Poderia me enviar o formulário preenchido? viniciuscarvalhocosta@gmail.com
    Gostaria de ter certeza que estou preenchendo tudo corretamente.

    ResponderExcluir
  10. Poderia me enviar o formulário preenchido para seguir de exemplo sem que tenha nada errado?

    viniciuscarvalhocosta@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vinicius. Infelizmente todo esse processo mudou. Fiz um update do post, pois eles nao fazem mais esse reconhecimento.

      Excluir
  11. Olá!

    Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco e facilitar nossas vidas.
    Vc saberia me dizer qual a diferença entre NFQ e FETAC?

    Eu vi uns trabalhos em uns daycares que pedem FETAC acima de 5. Vi que o meu curso de graduação que fiz equivale a NFQ 8. Eles são a mesma coisa?

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mirella! Me perdoe por nao te responder antes. Tem um material otimo que explica isso:

      https://www.qqi.ie/Downloads/Understanding%20the%20NFQ%20-%20Interative%20Presentation.pdf

      Acredito que o nivel 8 que voce adquiriu no Brasil tem que estar relacionado com o nivel 5 daqui nao? Para trabalhar em daycares acredito que alem do nivel 5 voce deva ter alguns cursos especificos como First Aid, Child First, etc. Nada como ir numa daycare, deixar pessoalmente seu CV e conversar com a Manager de forma aberta perguntando um Feedback do seu CV e se tem alguns cursos que voce precisaria para trabalhar la...destacando o curso que voce ja tem. Conte para a gente como foi! Com certeza pode ajudar mais pessoas!

      Excluir
  12. Olá estou pesquisando pra validar meu diploma na irlanda e ja li esse site do qqi e do naric de cima a baixo e não encontrei como está o processo atualmente. Não encontrei nem o application form. Você sabe me dizer como está agora?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Termos em inglês relativos a bebê

Olá pessoas, Este post aborda palavras do vocabulário relacionadas ao mundo bebê! Farei um post com palavras relacionadas a gestante e outro post com palavras relacionadas a criança. B Baby acne - "espinha" que geralmente ocorre em bebês (normalmente nos mais novinhos com poucos meses). Baby carrier - "canguru". Baby monitor - monitor para ouvir o bebê quando não se está junto a ele. Baby Walker - andador. Bassinet - tipo um berço em que o bebê fica normalmente durante o dia. Eu tenho um bercb no quarto do bebê e tenho um bassinet na sala pra a baby ficar quando dormir. Bib - babador. Blankie - "naninha" que o bebê/criança dorme junto. Blocked nose - nariz entupido. Também pode ser falado "stuffed nose". Breastfeeding baby - bebê alimentado por lwite materno. Breast pumps - aparelho para retirar leite materno. Bottlefeeding baby - bebê alimentado por fórmula (leite em pó próprio para bebês). Bug - &qu

Creche na Irlanda - é de graça?

Olá pessoas! Não paro de me desculpar pela ausência. Mas é bem difícil administrar casa, bebê, trabalho, e blog. Depois de meu baby nascer eu comecei a me interessar e mergulhar no mundo infantil da Irlanda. E um dos assuntos que tenho pesquisado é CRECHE. Quando eu engravidei eu trabalhava full time (tempo integral) e cada dia e semana eu trabalhava em horários diferentes. Ou seja, não tinha uma rotina! Como iria fazer com bebê em casa? Meu marido também trabalha full time e em horários "loucos". Confesso que fiquei desesperada! Afinal, só o salário do meu marido não pagaria todas as contas. Então comecei a procurar as creches mais perto de casa e fui visitá-las. Não tinha ideia do preço, nem de horário de funcionamento, nem das estruturas da creche e muito menos das atividades e peculiaridades. Tem muitas creches onde eu moro, mesmo sendo uma cidade pequena. Não é de se espantar, já que o que não falta nesta Irlanda é crianças!!!! Fiquei assustada co

Reconhecimento de nutricionista na Irlanda

Olá pessoas, Hoje recebi a notícia que finalmente sou considerada Dietitian na Irlanda. Aqui é diferente do Brasil. No Brasil ter um diploma de Bacharel em Nutrição bastaria para você atuar em qualquer area escolhida. Aqui na Irlanda para você ser considerada uma nutricionista cliclín tem requisitos. Eu estou tentando o reconhecimento desde que cheguei em 2014. Na época o reconhecimento era feito pelo Departamento de Saúde. Eu enviei uma caixa (sim! Uma caixa de documentos em português e traduzido). Dentre os documentos se encontravam meus diplomas: bacharelado em Nutrição, Especialização em Nutrição Clínica, Mestrado e Doutorado em Alimentos e Nutrição e TODAS as ementas de cada uma das matérias feitas de todos os cursos. Haja papel! Só o formulário dava mais se 20 páginas depois de preenchido. Além disso eu tive que ser entrevistada por uma banca de dietitians. Acha que basta???? NÃO! Depois de passar por tudo isso...o processo de reconhecimento MUDA e o orgao